sábado, 13 de abril de 2013
Maria Lúcia se reúne com autoridades de Votorantim e firma parceria por Zoonoses
Nossa História Nossa Gente entrevista Jane Skif
Reciclagem de frascos de soro é estudada
Carolina Santana
O gerenciamento e a reciclagem de frascos de soro fisiológico utilizado em hospitais faz parte de um projeto de pesquisa que é realizado pelo Hospital Santo Antônio, em Votorantim, em parceria com a Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec). Em fase piloto do projeto, a capacitação dos colaboradores do hospital começou nesta semana. A iniciativa surgiu de alunos da Fatec que fazem estágio no hospital.
Alunos do 6º semestre do curso de Tecnologia em Sistemas Biomédicos, Paulo Roberto Nunes Corrêa, 22, e Taís Pedroso de Almeida, 21, perceberam que, dos 8 mil frascos de soro utilizados mensalmente pelo hospital, cerca de 150 acabam sendo contaminados quimicamente com medicamentos e, por isso, precisam ser descartados como lixo hospitalar. Apesar dos outros 7.850 frascos não apresentarem resíduos considerados perigosos ao meio ambiente, eles também acabam sendo enviados à incineração.
Os frascos não infectados, depois de devidamente identificados e segregados, serão encaminhados para a empresa recicladora Dinâmica, de Votorantim. Os alunos, que fazem iniciação científica, conseguiram bolsa de estudo para continuar a pesquisa. O estágio é feito sob a coordenação da farmacêutica responsável, Renata Lolo Haro Silva.
A professora doutora Elisabeth Pelosi Teixeira, docente da área de Microbiologia da Fatec Sorocaba e orientadora dos alunos, explica que o projeto faz parte de uma pesquisa pioneira na região e, após a aferição dos resultados, poderá ser implantado em hospitais da cidade e região. Este projeto faz parte da linha de pesquisa da docente junto ao Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza e aborda as questões relacionadas com a saúde, segurança ocupacional e ambiental.
Os dois estudantes utilizarão os resultados dos estudos para seus trabalhos de conclusão de curso na Fatec Sorocaba. "O plástico nobre, do frasco de soro, além de gerar um número enorme de resíduos, também demora anos para se decompor na natureza", explica a professora que, há dez anos, trabalha com gerenciamento de resíduos.
Fonte de renda
Mesmo em fase preliminar, a pesquisa mostrou que os frascos não contaminados com medicamentos ou substância infectante não precisam, necessariamente, ser encaminhados para o descarte como lixo hospitalar. "Pelo contrário, poderiam ser segregados e reciclados, gerando uma economia de R$ 2,20 por quilo de lixo hospitalar", comentou Taís. "Estamos ansiosos pelo início do projeto-piloto e confiantes nos resultados positivos que trarão", destacou Paulo.
Segundo eles, o maior desafio desta etapa inicial do projeto é treinar e capacitar todos os colaboradores do hospital, para que façam a correta segregação dos frascos de soros que podem ser reciclados, por meio da colocação de etiquetas de identificação e do descarte em lixeiras especiais, que já foram adquiridas. Adalton Delanhesi, diretor do Hospital Santo Antônio, enaltece a ação. "Já investimos na aquisição das lixeiras especiais e em outros custos de implantação do projeto, certos de que haverá grande retorno, tanto para o hospital, quanto para a natureza".
6ª edição do ConstruSer acontece no SESI de Votorantim neste sábado
Mais de oito mil trabalhadores da Construção Civil e seus familiares estarão reunidos no próximo sábado (13), no maior evento de responsabilidade social da construção paulista: o 6º ConstruSer que acontecerá no SESI Votorantim José Ermírio de Moraes Filho.
Realização conjunta de SindusCon-SP, Fiesp, Sesi-SP e Senai-SP com a parceria do Seconci-SP, o ConstruSer tem o objetivo de incluir socialmente os trabalhadores da construção por meio de atividades lúdicas e socioeducativas que fortaleçam o vínculo familiar e promovam a autoestima.
O tema do evento neste ano, "A Construção Semeia o Belo do Ser Humano", pretende inspirar os participantes a olharem o seu ambiente de uma forma diferenciada, vivenciando o belo e contribuindo para a promoção do bem-estar em suas moradias. “O belo tem que ser descoberto de dentro para fora no indivíduo”, diz Maristela Honda, vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP.
A temática faz parte do empenho do SindusCon-SP em trabalhar pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor, assumindo o compromisso com os "8 Objetivos do Milênio" (ODMs), oficializados pela Cúpula da ONU em 2000. O foco deste ano será o 8º ODM – Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento.
A novidade na programação será o "Circuito Viva Melhor – Qualidade de Vida". Haverá uma exposição monitorada e oficinas de orientação sobre estética de ambientes, com pinturas decorativas e o reaproveitamento de materiais na fabricação de objetos domésticos; organização de guarda-roupa, com demonstração de como fazer um acessório de moda a partir de uma peça descartada do vestuário; organização e uso de geladeira, para a correta preservação dos alimentos; consumo consciente de água e coleta seletiva.
A programação ainda incluirá o Show de Talentos, concurso no qual os participantes mostram seus dotes artísticos, e atividades como educação alimentar, oficinas de leitura, orientações às mães e gestantes, exames médicos e odontológicos, esportes, oficinas de artesanato para geração de renda complementar, oficinas de educação ambiental e outras práticas relacionadas a saúde, educação, cultura, lazer e entretenimento.
Em todo o Estado de São Paulo, mais de 50 mil trabalhadores e familiares estarão reunidos nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Santo André, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Santos, Sorocaba e Ribeirão Preto.
Uma longa cavalgada
Assista:
http://globotv.globo.com/tv-tem-interior-sp/nosso-campo-tv-tem/v/uma-longa-cavalgada/2512606/
Oficinas e atividades são realizadas no 6º ConstruSer em Votorantim
Evento será voltado para trabalhadores da construção civil.
Tema faz reflexão sobre a qualidade de vida do participante.
Um encontro diferenciado para quem trabalha na construção civil: o 6º ConstruSer será realizado no SESI de Votorantim (SP) neste sábado (13), à partir das 9h.
O evento terá como tema “A construção semeia o belo do ser humano” e pretende discutir sobre o meio em que o trabalhador está inserido, fortalecendo o vínculo familiar e promovendo a autoestima, por meio de atividades lúdicas e socioeducativas, inspirando os participantes a olharem para o seu ambiente de uma forma diferenciada. A expectativa é que mais de oito mil pessoas passem pelo local.
Durante o dia, a programação contará com uma exposição monitorada e oficinas de orientação sobre a estética de ambientes, pinturas decorativas, reaproveitamento de materiais, organização da casa, conservação de alimentos, consumo consciente de água entre outros. Ao final, o público assiste também a um Show de Talentos, onde aptidões artísticas e outras atividades serão realizadas.
Segundo a organização, a temática faz parte do empenho do Sindicato da Construção (Sindus-Con), que trabalha para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor, assumindo o compromisso com os “Oito Objetivos do Milênio” (ODMs), oficializados na Cúpula da ONU em 2000.
O SESI está na Avenida Claudio Pinto do Nascimento, 110, Jardim Paraíso.
Escolas fazem passeata contra a dengue
A medida foi adotada pela direção das duas escolas principalmente em virtude da alta incidência da dengue na região do Jardim Tatiana. Desde o início de 2013, a cidade de Votorantim já registrou 64 casos da doença, sendo 25 deles provenientes do bairro, ou seja, quase 40% do total. De acordo com a coordenadora pedagógica da Emef Oscar Bento Mariano, além do trabalho colocado em prática nas ruas, um projeto de conscientização tem sido realizado com as crianças dentro da escola. "Como soubemos que no bairro houve o maior índice de dengue resolvemos montar o projeto, no qual as crianças assistem vídeos sobre o tema e até mesmo participam de palestras que falam sobre os sintomas e cuidados com a doença", explica.
A coordenadora pedagógica da unidade de ensino infantil Emeief Eugênia Maria da Sillveira, Ana Lúcia Rossi, conta que cada uma das turmas da unidade de ensino esteve envolvida em uma parte do projeto, que tem como objetivo servir de alerta à comunidade. "A dengue tem sido tema constante de trabalho nas salas de aula e na última semana decidimos unir as duas escolas em uma atividade que pudesse chamar a atenção da população", diz. Ela revela ainda que tanto uma aluna de uma das escolas quanto sua mãe acabaram contraindo a doença, e agora recuperadas, também colaboram com o projeto.
Alunos da rede municipal viajam pela história de Votorantim em visita ao Museu Municipal
CAT de Votorantim informa vagas no mercado de trabalho
O Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) de Votorantim informa abaixo a relação de vagas disponíveis para colocação no mercado de trabalho. Os interessados devem enviar currículo para cat@votorantim.sp.gov.br ou comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente na CAT que fica no Paço Dois, ao lado da Praça de Eventos "Lecy de Campos", portando currículo e carteira profissional.
Vagas abertas
Armadores, Ajudantes de Mecânico, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Preparação de Solo, Auxiliar de Serv. Gerais, Balconista de Açougue, Caldeireiros, Carpinteiros, Cozinheira, Call Center, Eletricista Montador, Estagiária, Jardineiros, Motorista e Operador de Munck, Mecânico Montador ( 80 Vagas ), Motorista Carreteiro, Operador de Empilhadeira, Operador de Jato, Pintor Industrial, Pedreiros, Repositores, Técnico de Meio Ambiente, Vendedor (a) Interno.
1,5 mil atendimentos em 2013
Quem precisa de emprego em Votorantim ou tem vagas disponíveis pra contratar em sua empresa pode contar com o auxílio do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT). No primeiro trimestre de 2013, o serviço registrou 1.494 atendimentos e cadastros. No mesmo período, efetivou o encaminhamento de 229 votorantinenses para a contratação no mercado de trabalho.
Em média, CAT tem cerca de duzentas vagas disponíveis para quem precisa de emprego. São vagas para todos os níveis de capacitação profissional, desde o ensino básico, até a formação superior e profissionais bilingues. "São vagas disponibilizadas por agências de empregos ou diretamente pelas empresas que precisam contratar e nos procuram", explicou Sandra Portella, gerente do CAT.
SECOM (PMV)
Prefeitura fornecerá merenda aos alunos da Etec
São servidas cerca de 25 mil refeições por dia em todas as escolas municipais, em escolas estaduais e unidades do Proame. Na segunda-feira, dia 15, 750 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) começam a receber merenda oferecida pela Prefeitura.
Os 750 alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Votorantim começam a receber merenda escolar a partir de segunda-feira, dia 15. A Prefeitura é responsável pela alimentação em 65 unidades de ensino da cidade. Ao todo, são oferecidas cerca de 25 mil refeições por dia, em 48 escolas municipais, 12 escolas estaduais e quatro unidades do Programa de Amparo ao Menor (Proame), da Secretaria da Cidadania.
A partir deste mês de abril, a merenda chega também à Escola Técnica Estadual (Etec), localizada no bairro Votocel, atendendo a um pedido antigo dos alunos que não contavam com esse serviço e precisavam levar lanche ou arcar com os custos comprando suas refeições para o intervalo das aulas. O atendimento desta demanda foi uma das medidas tomadas a partir de uma reorganização do serviço de merenda promovida pela Secretaria da Educação neste ano de 2013.
O principal objetivo deste trabalho foi garantir a qualidade do serviço como um todo e especialmente de todos os componentes das refeições fornecidas a crianças, jovens e adultos da cidade, conforme explicou a secretária da Educação, Isabel Cardoso.
No caso da Etec, o espaço da cozinha precisou ser estruturado para que o trabalho se iniciasse. Antes, o local não contava com estrutura adequada ao preparo de alimentação, por isso, passou por adequações físicas feitas pela própria escola e recebeu todos os equipamentos por meio do contrato da merenda mantido pela prefeitura, incluindo fogão, geladeira, freezer e utensílios. As melhorias e o início do serviço beneficiarão alunos que frequentam a escola técnica nos períodos da manhã, tarde e noite.
O cardápio oferecido será o mesmo servido nas unidades da rede estadual e adequado à faixa etária dos alunos. A nutricionista Cláudia Lúcia Ventrella Camargo, da Secretaria da Educação, explica que todos os cardápios são elaborados em conjunto pelo setor de merenda da Prefeitura e pela empresa prestadora do serviço. "É preciso garantir todos os componentes necessários para o aluno de acordo com a idade e o horário que permanece na escola", destacou.
As crianças que estudam no período da manhã, por exemplo, recebem o café da manhã logo que chegam à escola porque comprovadamente a boa alimentação tem relação direta com o bom rendimento escolar. Para as faixas etárias menores, o cardápio inclui a chamada colação, que tem o objetivo de garantir a hidratação e aporte de vitaminas para as crianças entre uma refeição e outra, "Tudo isso é planejado detalhadamente observando as necessidades para cada faixa etária", acentuou a nutricionista.
SECOM (PMV)
Estudantes do Jardim Tatiana saem às ruas para pedir atenção contra a dengue
Cantando o "rap da dengue" e chamando a atenção dos moradores, alunos de duas escolas do Jardim Tatiana foram às ruas nesta sexta-feira para pedir mais mobilização no combate à doença. Dos 64 casos de dengue registrados em Votorantim este ano, 25 foram de moradores do Jardim Tatiana, bairro que já recebeu um arrastão para remover materiais que acumulam água abandonados em terrenos e áreas verdes e que tem sido alvo permanente das ações de controle promovidas pela Secretaria da Saúde de Votorantim.
Mesmo com todas as intervenções realizadas, as equipes do Centro de Zoonoses continuam visitando muitas residências onde o trabalho preventivo não vem sendo feito pelos moradores. Foi este cenário que motivou a união de duas escolas do bairro a estimular o a atuação das crianças na mobilização.
"A dengue tem sido tema constante de trabalho nas salas de aula e na última semana decidimos unir as duas escolas em uma atividade que pudesse chamar a atenção da população", comentou Ana Lúcia Rossi, coordenadora da escola "Eugênia Maria da Silveira".
Na escola "Oscar Bento Mariano o envolvimento das crianças também foi total, com a confecção de cartazes, máscaras e outros materiais que serviram para divulgar informações úteis sobre prevenção e sintomas e chamar a atenção sobre o risco da dengue. A caminhada foi realizada em duas edições, com alunos dos períodos da manhã e da tarde.
SECOM (PMV)









