sexta-feira, 24 de janeiro de 2014
Após reforma, atendimento ao público volta à entrada principal
Notícia publicada na edição de 24/01/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 012 do caderno A
Obras são concluídas e atendimento será retomado na segunda-feira - ADIVAL B. PINTO
A Câmara de Vereadores de Votorantim encerra o período de reformas e retoma o atendimento ao público na entrada principal a partir de segunda-feira. O prédio do Legislativo ficou em obras durante o recesso, do início de dezembro até 24 de janeiro, e o atendimento foi realizado na entrada pela portaria do estacionamento. A obra, com licitação vencida pela empresa Increte Pisos e Construções Ltda., custou R$ 148 mil e a Câmara ainda gastou mais de R$ 6 mil com aquisição de material, entre ar-condicionado, móveis e estofado para assentos existentes no plenário. A primeira sessão ordinária de 2014 acontece no dia 3 de fevereiro (segunda-feira).
O presidente da Câmara de Votorantim, o vereador Heber de Almeida Martins (PDT), disse que a recepção do Legislativo foi ampliada para melhor atendimento da população. Segundo ele, a antiga recepção era muito pequena e muitos munícipes precisavam esperar pelo atendimento sem ter lugar para sentar. A recepção ocupou o espaço antes existente na sala da presidência e hoje possui bancos e ar-condicionado. "Precisávamos dar comodidade para a população, que antes vinha aqui e ficava esperando muitas vezes no sol, embaixo do toldo instalado na frente do prédio."
Martins disse ainda que o salão nobre também foi reformado, com a troca de pisos, instalação de janelas e iluminação na sala toda. De acordo com ele, o antigo teto do salão nobre apresentava infiltrações e problemas estruturais. Um banheiro existente no Legislativo, que estava inativo, também foi reformado e colocado em funcionamento. A obra também atendeu o refeitório e sofreu adequações numa sala que será transformada em espaço para reuniões, como por exemplo de comissões permanentes. A sala da presidência também foi transferida para outro espaço, que também será adequada, assim como a sala da assessoria de imprensa e do setor jurídico.
O plenário terá todo o estofado do assento trocado e recebeu espaço para as cadeiras de rodas, além da troca do ar-condicionado. "Os assentos antigos estava rasgado e esse novo não tem problema por exemplo se uma pessoa tentar riscá-lo com uma caneta", justificou.
Participou também da licitação, modalidade carta convite, vencida pela Increte Pisos e Construções Ltda, a empresa Silva & Moura EPP. O horário de atendimento no Legislativo é de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Museu
O salão nobre deve abrigar futuramente, de acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Votorantim, um museu com peças da história da Câmara de Vereadores de Votorantim. A inauguração está prevista para acontecer no dia 27 de março, aniversário de instalação do município. De acordo com o presidente, Heber de Almeida Martins, existem 12 peças já guardadas, que vão desde carimbos utilizados, até máquinas de escrever e documentos.
Martins destacou que muitos documentos estão sendo digitalizados, como por exemplos os primeiros projetos de lei e o primeiro orçamento. Há ainda também um revólver, calibre 38, utilizado pelo presidente do Legislativo. "O presidente da época podia aplicar o poder de polícia e tinha até arma", destacou.
O vereador explicou que o projeto para criação do museu está em fase de finalização e depois haverá abertura do processo de licitação para aquisição das redomas expositivas. (W.G.J.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.