Thaís Gallonetti
programa de estágio
A Intervenção será necessária para que nova ponte, que está pronta desde 2012, possa ser utilizada. Obras visam redução de enchente e melhoria do tráfego
A avenida Juvenal de Campos, principal via de acesso entre Sorocaba-Votorantim, será interditada a partir das 10h desta segunda-feira (13) para obras de melhoria asfáltica e elevação da pista. A previsão é de que a via permaneça fechada até o dia 31 de janeiro. Para amenizar os impactos no trânsito, desvios e rotas alternativas foram definidos em reunião realizada na quarta-feira passada, entre a Urbes - Trânsito e Transportes, técnicos da Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras (Semob), da Concessionária CCR - Viaoeste, representantes da Prefeitura de Votorantim e da empreiteira responsável pela realização dos trabalhos.
O principal objetivo da intervenção é aumentar a altura da margem do rio Sorocaba, diminuindo assim o risco de enchentes no local. A nova ponte, que custou R$ 2,5 milhões, está pronta desde 2012, mas nunca pode ser utilizada por causa do desnível em relação à pista da Juvenal de Campos (continuidade da avenida Dom Aguirre). O problema foi apontado no relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras Paradas, que classificou como "injustificável" a construção da nova ponte sem as cabeceiras e alças de acesso. Os vereadores apontaram o problema como "má gestão do dinheiro público". O fato foi negado pelo ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), principal alvo das investigações da CPI. Ele também disse que a obra não teve continuidade por causa do término do contrato com as empreiteiras.
Além da pavimentação e alteamento da via, as obras contemplarão também a construção da Estação Elevatória de Águas Pluviais, localizada entre a avenida Juvenal de Campos e a rua Paulo de Monte Serrat, que deverá auxiliar na drenagem da região.
Desvios
Os motoristas que desejarem seguir pela avenida Juvenal de Campos, sentido Votorantim/Sorocaba, deverão utilizar a pista no sentido contrário, que estará liberada para o fluxo de veículos. Os condutores seguirão na pista contrária até próximo à nova ponte, onde retornam para a faixa correta de rolamento. Desta forma, os motoristas chegarão à avenida Dom Aguirre, na altura da Praça Dom Tadeu Strunck e poderão seguir seu caminho. Para que os veículos possam acessar a pista contrária será feito um "corte" no canteiro central da avenida.
Os veículos que estiverem no sentido Sorocaba/Votorantim da avenida Dom Aguirre, ao passar pela Praça Dom Tadeu Strunck, terão como opção seguir pela rua Paulo de Monte Serrat e avenida Comendador Pereira Inácio, percorrendo assim o trajeto até o trecho da avenida Juvenal de Campos que estará liberado para o tráfego em direção à rodovia Raposo Tavares e Votorantim.
O tempo semafórico da região onde ocorrerão as obras será alterado, a fim de dar mais fluidez aos desvios. As ruas próximas receberão sinalização indicativa, inclusive noturna, e contarão com a presença constante dos agentes de trânsito da Urbes e monitoramento por câmeras.
A Prefeitura de Votorantim fixará faixas pela cidade a fim de orientar os motoristas e a Concessionária CCR Viaoeste utilizará Painéis de Mensagens Variáveis na rodovia Raposo Tavares para informar sobre as obras. A Urbes disponibiliza o telefone 118 e o site www.urbes.com.br para outras informações sobre as mudanças viárias. (Supervisão: Rosimeire Silva)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.