terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Com início das chuvas e altas temperaturas, todos devem prevenir a dengue


Historicamente é a partir do mês de janeiro que os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, os casos de dengue começam a aumentar. O tempo úmido, com as típicas pancadas de chuva desta época do ano e o clima quente são condições que favorecem a procriação do inseto que precisa de água parada para se reproduzir. Com o período de férias, quando muitas pessoas deixam o imóvel fechado para viajar, a atenção precisa ser ainda mais redobrada, por isso, a Secretaria da Saúde de Votorantim faz um apelo a todos os cidadãos que façam a sua parte e ajudem a evitar a dengue.

"São medidas muito simples que a maioria das pessoas já conhece, mas precisamos sempre relembrar. Todo objeto que possa acumular água deve ser eliminado, calhas devem estar desentupidas e os ralos que são pouco utilizados devem ser tampados", resumiu a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira. Ela salienta que as ações de prevenção e controle da dengue são permanentes em Votorantim e em 2013 foram ampliadas com quinze novos agentes contratados para percorrer a cidade orientando moradores e atuando para evitar que a doença se espalhe.

Mesmo com essa preocupação constante do poder público, a diretora ressalta que cada família tem que cuidar da sua própria casa regularmente. "O ideal é realizar uma vistoria por semana para garantir que não há possíveis criadouros do mosquito. Sabe-se que, com as condições ideais, a partir da colocação dos ovos, em uma semana pode surgir uma nova geração de mosquitos e uma única fêmea pode dar origem a duzentos novos mosquitos", acrescenta Kátia.Quem vai viajar, deve fazer uma vistoria antes, precisa manter todos os vasos sanitários tampados, pneus, garrafas e latas em local seco e coberto, piscinas bem tratadas.

Como durante o início do ano, muitas pessoas em férias visitam regiões onde está havendo contaminação por dengue, o combate ao mosquito precisa ser feito para evitar que o inseto pique uma pessoa infectada e passe a transmitir a doença. Neste sentido, a orientação é reforçada às pessoas que viajaram e precisam estar atentas ao aparecimento de sintomas da dengue por até quinze dias depois de retornarem à cidade. Os sinais que devem chamar a atenção são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar esses sintomas é indicado procurar um médico e informar que esteve viajando para que a possível suspeita possa ser avaliada.

No ano de 2013, Votorantim teve 263 casos confirmados de dengue, nenhum deles foi grave. Neste ano de 2014, até o momento não há casos da doença confirmados.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim