quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Cultura faz balanço de 2013 e manterá parcerias e descentralização no ano novo

O ano de 2013 foi intenso, com desafios e conquistas na área cultural de Votorantim. O balanço das atividades feito pela equipe da Secretaria da Cultura considera dificuldades como o tempo necessário para reorganização no início da gestão e o planejamento do setor feito paralelamente à organização de atividades e à rotina da pasta, mas destaca os primeiros frutos desse trabalho, com eventos que ganharam a aprovação do público, abertura de cursos gratuitos em diversas modalidades e atrações para todas as idades e gostos. Os últimos doze meses serviram também para auxiliar nos preparativos e no planejamento para o ano de 2014, que prevê a continuidade de parcerias para a realização de eventos, shows e cursos, valorizando também a história da cidade e produção local, além do conceito de descentralização das atividades nos bairros.

Conforme o titular da pasta, Marcelo Domingues, no início de 2013 foram necessários trinta dias para o reconhecimento da situação e dos desafios a serem enfrentados como equipe reduzida, estrutura física deficiente e limitações de orçamento. Cumprida essa primeira etapa e delineadas as linhas possíveis de trabalho, a preocupação foi dar atenção aos eventos culturais, mas também garantir a preservação do patrimônio histórico material e imaterial. "Ainda temos muito o que avançar, mas cumprimos esse objetivo tendo conseguido iniciar e manter várias atrações fixas ao longo do ano como o Aquário Sertanejo, o Canto da Saudade e o Palco Livre, além dos eventos especiais como espetáculos circenses para crianças", comentou o secretário. Para encerrar o ano, Domingues destaca a Programação de Natal, que ofereceu atrações de todos os gêneros, do erudito, ao rock, do chorinho ao jazz e também promoveu cantatas natalinas que agradaram famílias de Votorantim e visitantes.

Outra frente de trabalho foi voltada à formação, oferecendo cursos para a população. "Conseguimos abrir dez modalidades de cursos artísticos/culturais, num total de 28 turmas por semana", valoriza o secretário. Com mais de 600 vagas, esses cursos de formação continuada têm ciclos de seis meses e um ano de duração dando oportunidade para quem deseja aprender e aprimorar suas aptidões artísticas, além de enriquecer o currículo. Dentro dessa proposta e com a política de descentralização da cultura, vários desses cursos são realizados nos bairros da cidade.

Domingues acrescenta que as parcerias também foram importantes para inúmeros eventos e ações, como ocorreu com o SESC Sorocaba, que viabilizou em Votorantim o lançamento do novo show de Criolo e Emicida, em agosto, além do Circuito de Artes com cinema, teatro, circo e música, a Mostra Internacional de Cinema de SP e a Cinecicletada – um evento cultural/ecológico com projeções de filmes na margem do rio.

A parceria com o SENAI proporcionou a criação da Orquestra de Metais, com mais de 80 vagas para cursos gratuitos de musicalização em instrumentos de sopro e percussão, além de brindar o público com as apresentações do grupo. Outras parcerias foram firmadas com os coletivos CÊ e O12, com a Associação Cultura Rock Votorantim e a Associação Cultura Votorantim e renderam frutos nas áreas de teatro, dança e música.

Dando continuidade ao trabalho realizado, mais recentemente, com a Votorantim Energia garantiu-se investimento em dois grandes projetos já aprovados para 2014: "Cinema na Periferia" que levará projeções de filmes com debates em bairros da cidade semanalmente, e o "Passeio Histórico" que contará a história de Votorantim nas salas de aula do Ensino Fundamental através de um passeio lúdico com os alunos pelos pontos históricos da cidade, com duas salas por semana durante todo o ano.

Em 2014, a Secretaria de Cultura passa a ser Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, a partir da reforma administrativa aprovada pelo Executivo e, assim, ampliará suas ações, conforme adianta Domingues. "Mas com o cuidado de não perder o foco na proposta inicial desta gestão que é alicerçar a Cultura na cidade, tornando-a um verdadeiro patrimônio, rico em diversidade e fazendo-a parte da vida das pessoas de todas as idades, localidades e classes sociais. A Cultura é, acima de tudo, uma ferramenta para o aperfeiçoamento do ser humano", completa.


Obs.: Fotos do Arquivo Secom/PMV 


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim