segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Falta mão de obra especial em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul



A Lei 8.213/91, artigo 93, estabelece que as empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% de seu quadro com reabilitados ou pessoas com deficiências.

Hospital Santo Antônio tem 5 vagas para pessoas com deficiências - DIVULGAÇÃO

A Lei 8.213/91, artigo 93, estabelece que as empresas com 100 ou mais funcionários devem preencher de 2% a 5% de seu quadro com reabilitados ou pessoas com deficiências. Entretanto, as companhias encontram grande dificuldade para cumprir estas cotas.

Segundo a vice-presidente da Associação dos Profissionais em Recursos Humanos de Sorocaba (APRH), Vanessa Unterkircher, a cidade possui um parque industrial em crescimento e as empresas estão em busca da adequação à lei. Contudo, o número de pessoas com deficiências para suprir a demanda é insuficiente. "O mercado está aquecido e as empresas estão aumentando seus quadros de funcionários, o que requer, também, mais profissionais com deficiências", aponta. A dificuldade aumenta à medida em que o cumprimento da lei se faz necessário, não apenas às indústrias, mas a todos os segmentos de mercado.

O Hospital Santo Antônio, de Votorantim, por exemplo, está com cinco vagas abertas para pessoas com deficiências no setor administrativo e, de acordo com a responsável pelo setor de Recursos Humanos, Ana Paula Nascimento, o hospital enfrenta, há meses, a escassez destes profissionais. "A maioria dos profissionais encontrados está empregada ou não possui disponibilidade para trabalhar", ressalta.

Na avaliação da vice-presidente da APRH, a exigência da qualificação profissional não deveria ser apontada como condição para a contratação de um deficiente, mas, sim, a avaliação comportamental do candidato, sua disposição para aprender e crescer com a empresa. "Precisamos enfrentar a situação com outros olhos. Não podemos exigir deles as mesmas qualificações de outros candidatos. Muitos deficientes não puderam ter acesso às mesmas oportunidades de estudo por diversas razões, mas estão dispostos a trabalhar e a aprender, cabendo à empresa oferecer treinamentos e capacitação", opina.

Além disto, de acordo com Vanessa, a empresa precisa se preparar para receber os deficientes, oferecendo estrutura apropriada e a equipe que atuará com esta mão de obra especial, igualmente deve estar preparada para integrá-los.

Os interessados nas vagas especiais podem enviar seus currículos para os e-mails: vagas@hsav.com.br e rh@hsav.com.br ou entregá-los, diretamente, no hospital, que fica na avenida Santo Antônio, 150, bairro Barra Funda, Votorantim. Os currículos devem estar acompanhados do laudo médico atualizado do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim