segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Moradores do Jd. Tatiana reclamam de atendimento no pavimento superior da USF

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação é para que médicos e enfermeiros desçam para dar assistência no andar térreo em caso de necessidade

Os pacientes da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Tatiana reclamam que, em alguns procedimentos médicos, é necessário ir até o pavimento superior e, com isso, utilizando o auxílio de uma escada. O aposentado Carlos Alberto Nabuco, 40 anos, alega que nem todos têm condição de ser atendido no andar de cima, pois têm dificuldade de subir a escada, principalmente deficientes físicos e gestantes.
Nabuco explica que a Unidade de Saúde da Família funciona no mesmo local desde a primeira gestão de Jair Cassola (PDT), iniciada em 2001. “Desde essa época nós, moradores do Jd. Tatiana, estamos reivindicando que seja melhorado o acesso ao pavimento superior.” Antes de Cassola mudar a USF de espaço, o atendimento era realizado em uma residência de um cômodo, isto é, sem nenhum tipo de escada para dar acesso a outros procedimentos médicos.
O motorista André Luiz Vitorino, 42 anos, conta que os moradores esperam desde o segundo mandato de Cassola a construção de uma nova unidade de saúde no Jardim Tatiana. No ano passado, a Prefeitura de Votorantim obteve recursos federais para a implantação de um espaço voltado à saúde. De acordo com a Secretaria de Obras e Urbanismo, cujo responsável é Marco Antônio Gonçalves Pontes, atualmente a obra está em fase de projeto de engenharia.
Outra reclamação dos moradores é quanto à falta de médicos. Segundo a Secretaria de Saúde, que conta como responsável Izilda Maris Chiozzoto de Moraes, cerca de 600 atendimentos são realizados, mensalmente, na USF. “Quando um médico está de férias, outro profissional não vem para ocupar a ausência. Temos que esperar meses para conseguir ser atendido”, explicou o aposentado Joventilho de Camargo, 70 anos.

Orientação é descer
Em nota, a Secretaria da Saúde informa que nem todos os atendimentos são realizados no primeiro andar da Unidade de Saúde da Família do Jardim Tatiana. Para os atendimentos no pavimento superior, quando se trata de um paciente que tenha dificuldade para subir as escadas, a orientação é que médicos e enfermeiros da unidade desçam para dar assistência no andar térreo.
Desde o primeiro semestre do ano passado, a Secretaria da Saúde tem buscado uma solução que seria a transferência da unidade, o que não foi possível em curto prazo devido à falta de disponibilidade de outro imóvel no bairro com condições mais adequadas para abrigar a unidade. Não foi encontrado na região nenhum imóvel que reunisse as características necessárias, ou seja, imóvel térreo, com melhores condições de acessibilidade e localização, além de ter o tamanho e a estrutura adequada para receber todos os setores da unidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim