quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Odontologia passa por organização e realiza 75 mil procedimentos em 2013

O serviço de Odontologia da Prefeitura de Votorantim teve um ano de adaptações, reorganização, modernização de equipamentos e contabilizou mais de 75 mil procedimentos em 2013. Mais do que os números, o que movimentou o setor foram ações, incluindo eventos de prevenção voltados a crianças da rede municipal de ensino, e estratégias, como a redução das faltas dos pacientes com hora marcada, a regularização do atendimento em próteses dentárias e a realização de um mutirão para reduzir a espera por esse tipo de atendimento.

O dentista Fernando de Paula Souza, diretor de Odontologia na Secretaria da Saúde, comenta que foi um ano de muito trabalho e dedicação da equipe e que as atividades continuam em andamento. "Várias ações ainda estão em implantação e outras vão ser colocadas em prática neste ano, mas já temos observado que o serviço tem um fluxo mais dinâmico, favorecendo e dando melhor resposta ao paciente", avalia.

Em 2013, foram trocados os equipamentos dos consultórios de dez Unidades Básicas de Saúde, sendo quatro deles novos obtidos junto ao Ministério da Saúde e outros seis cedidos pela Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD) em bom estado. O serviço também adquiriu novos compressores e autoclaves com recursos do MS, recebeu fotopolimerizadores do Rotary Club e adquiriu com recursos da Saúde municipal canetas de alta e de baixa rotação. Outro avanço foi a inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no segundo semestre, com mais equipamentos e acessibilidade aos pacientes.

Além de novos equipamentos e instalações e organização, foi necessário atuar para gantantir a manutenção desses recursos para que não sejam danificados pelo uso, conforme destacou a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozotto de Moraes. Para a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos foi contratada uma assistência técnica e outro serviço contratado foi o de próteses que passou por uma regularização. Ao restabelecer o atendimento foi organizado um mutirão para garantir a redução da espera e mais de trezentas próteses foram confeccionadas em apenas três meses, no segundo semestre de 2013. Também foi realizado mutirão de endodontia, para reduzir a demanda reprimida dos tratamentos de canal e a Campanha de Detecção do Câncer Bucal, em abril, com avaliação de 724 pacientes em uma semana.

Vários serviços passaram por reorganização contribuindo para o melhor fluxo dos atendimentos e integração entre as diferentes áreas da Odontologia, como ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do Programa de Saúde da Família (PSF) e do acolhimento às gestantes do programa de alto risco prestado no Ambulatório de Saúde da Mulher, além de todo o sistema que controla materiais de consumo e qualidade dos produtos utilizados.

As parcerias foram importantes para a Odonto em 2013 e continuarão em 2014, conforme destaca o diretor. "Tivemos parcerias na própria administração municipal como ocorreu com as Secretarias de Educação e de Desporto e também externas como a Universidade Paulista e o Sesi, ambas com foco nas crianças cujo trabalho preventivo é de extrema importância na odontologia", frisou Souza.

Com a Unip, foram realizados dois eventos no segundo semestre envolvendo crianças das escolas municipais "Edith Maganini" e "João Ferreira" e estudantes do curso de Odontologia, com atividades lúdicas, orientações e diversos tipos de abordagens focadas na importância de cuidar adequadamente dos dentes e como prevenir cáries e outros problemas bucais. Entre as ações que serão implantadas esse ano, está a parceria com o Sesi, para o atendimento aos estudantes da rede publica de ensino em cinco equipamentos odontológicos oferecidos pelo Sesi.

--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim