Leila Gapy
Reaberto há seis meses o local tem fauna e flora privilegiada em 63 mil metros quadrados
Emidio Marques
Tem bugio? Tem, sim senhor! Tem esquilo, ouriço e gambá? Tem, sim senhor! E tem playground também? Tem sim, criançada! É isso mesmo, o Parque do Matão, conhecido em Votorantim desde a década de 1960, voltou a funcionar há seis meses, depois de 8 anos fechado. Só que desta vez, a garotada foi privilegiada. É que toda a restauração e adequação do parque foi pensada para atender os pequenos cidadãos e que pode ser aproveitado nestas férias.
Quem já esteve por lá e gostou muito foram os primos da família "da Silva", que passaram a tarde do último domingão brincando, correndo e, porque não, se molhando, já que os termômetros registraram 35ºC. Gabriel da Silva Rafael, de 10 anos, está no 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de Votorantim e já esteve no parque com os colegas da escola. Porém, ele mesmo contou que antes da reinauguração do espaço, costumava brincar na Praça de Eventos. "Agora eu gosto de vir aqui. Gosto de olhar as árvores e ficar espiando os macacos", falou.
Os irmãos dele, Adison Jurandir, de 13 anos, e William, de 6 anos, também frequentam o parque, assim como observam os macacos. "Esta é a segunda vez que venho. Gosto do play, mas adoro ver os macacos. Sempre param para nos espiar também", disse Adison. William emendou: "Às vezes eles (macacos) brincam nos galhos e nos divertem". Já Amanda da Silva, de 8 anos, que está no 3º ano, esteve no parque pela primeira vez. Ela e a família se mudaram do Paraná para Votorantim na última semana. E já no primeiro final de semana ela foi conhecer o parque. "Estou adorando a bagunça com água", afirmou ao brincar nos bebedouros.
A irmã dela, Adriele, de 9 anos, assumiu que tudo é novidade, e que gostou das trilhas e das sombras. Os pais das meninas, Patrícia e Gilson da Silva Souza, são paranaenses e se disseram encantados com o local. "Muito bonito e agradável. É o que procuramos, qualidade de vida", falou Patrícia. Já Elenice da Silva Rafael, também do Paraná, mora há anos em Votorantim e esteve no parque há mais de 10 anos. "Fiquei todo esse tempo na expectativa de reabertura. Achei lindo, ótimo lugar para trazer as crianças e descansar", ressaltou.
Apesar de agradável e com infraestrutura, como banheiros, no local ainda faltam alguns ajustes e melhorias que, "são infinitas", disse o diretor de Planejamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Ricardo Naccarati. "Temos intenção de fazer uma ciclovia e interligá-la com a avenida 31 de março", disse pensando no futuro. Além disso, ele falou que há ideia também de melhorar o miniorquidário, além de usar o espaço para exposição de artes e oficinas. "Já temos aulas de yoga, encontro de escoteiros e aulas de ambiental", avisou.
O Parque do Matão está aberto aos visitantes gratuitamente de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O endereço é rua Angelo Delapasi, n° 117, Parque Bela Vista.
O Parque do Matão
Criado na década de 60 por Jonas Domingues, um criador de vacas leiteiras que pediu à Prefeitura da época para cercar e preservar o local, o Parque Municipal do Matão, que leva o nome do criador, já foi um minizoológico, inclusive com um leão, e teve o auge das atividades entre as décadas de 70, 80 e 90. Ficou fechados por mais de oito anos devido a reformas até que foi reaberto, no ano passado. Ao todo são 63 mil metros quadrados de mata preservada, localizada no meio da cidade, no bairro Parque Bela Vista.
O terreno é um declive, mas totalmente cercado. E conta com uma
nascente, trilhas, 2 quilômetros de pista de caminhada, dois viveiros de
plantas, um miniorquidário e quatro playgrounds. Sim, quatro! Dois
deles com madeira e pneus reaproveitados, em meio a trilhas. E outros
dois feitos exclusivamente para crianças, com casinha, escorregadores e
balanças. Um deles fica ao lado da academia ao ar livre, onde também há
árvores e gramado, para os papais que desejam acompanhar os filhos
brincando.
Devido a diversidade de fauta e flora, preservadas, é possível
encontrar no parque dois grupos de bugio (macacos), com cerca de 15
indivíduos cada, além de esquilo caxiguelê, ouriço cacheiro, gambás, e
aves como gaviões, carijós, tico-ticos, maritacas e jacutingas, além de
plantas, como orquídeas. O local também conta com infraestrutura básica,
banheiros e bebedouros. O Parque do Matão está aberto gratuitamente aos
visitantes de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O endereço é rua
angelo Delapasi, 117, Parque Bela Vista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.