Reaberto ao público há sete meses, o Parque do Matão tem sido uma boa opção de lazer para centenas de pessoas por semana. Os frequentadores comparecem sozinhos, em grupos ou com a família para desfrutar da natureza e aprender com as espécies de plantas e animais existentes em 63 mil metros quadrados de área em pleno centro urbano. Dando mais opções para que o visitante possa conhecer o local, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente estão trabalhando na organização de exposições permanentes de amostras de frutos, sementes, flores e folhagens de plantas nativas da região. Também estão instalando um miniorquidário no parque.
Ao oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer as plantas que estão sendo identificadas, o parque ampliará suas ações de educação ambiental e também pretende contribuir para que as pessoas tenham uma relação cada vez mais respeitosa com a natureza, conforme destacou o secretário do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite. “Além de valorizar nosso acervo e compartilhar o conhecimento com o visitante, nosso objetivo é que essas pessoas possam compreender que o equilíbrio e a preservação das espécies dependem da relação que cada um de nós tem com as plantas e os animais”, comentou o titular da pasta.
O miniorquidário terá as espécies identificadas e poderá receber plantas doadas. “Muita gente tem uma orquídea sem flores em casa e se quiser já pode encaminhar para o parque, podemos receber aquelas que as pessoas não desejam ou não podem mais cuidar”, explicou a supervisora Karen Peres de Carvalho. Algumas plantas já estão no espaço sendo adaptadas ao ambiente e colocadas em troncos e outros apoios: “A orquídea é uma planta epífita e na natureza depende do suporte de outra espécie para se desenvolver. Aqui no miniorquidário faremos isso com algumas delas, simulando assim o habitat natural”, comentou a supervisora.
Com o envolvimento dos estagiários da Sema, está sendo organizada uma coleção de folhas, frutos, sementes e flores de espécies nativas presentes na região e também no próprio parque para manter em exposição. Parte desse material já era usado em atividades da secretaria, como palestras para escolas. A coleção já possui dezenas de espécies catalogadas com a identificação das folhas, fotos das plantas adultas e flores de algumas delas. Entre as árvores já registradas estão pau-ferro, cedro, ipê, jequitibá, jerivá e ingá.
Já a coleção de sementes e frutos, cujo nome técnico é Carpoteca, já possui mais de trinta amostras e será ampliada, conforme destacou o diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Ricardo Naccarati. “Estamos realizando um censo arbóreo no município, inicialmente no Parque Bela Vista e dentro do Parque do Matão, de modo que novas amostras e espécies identificadas serão incluídas na coleção botânica da Sema, a ser utilizada em consultas sobre a flora regional”, destacou o diretor. A expectativa é que o miniorquidário, o herbário e a carpoteca estejam disponíveis para visitação a partir do mês de março.
Grupo faz visita semanal
Para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Votorantim, visitar o Parque do Matão é parte do tratamento, possibilitando atividades lúdicas, passeio e favorecendo momentos de relaxamento. O grupo comparece toda quarta-feira pela manhã ao parque e também faz caminhadas, conforme explicou a psicóloga Josélia Cenci. “Esse contato com a natureza faz muito bem e acaba contribuindo para o nosso atendimento, proporcionando momentos de lazer. Eventualmente alguém toca violão e a visita é sempre agradável”, explicou.
O Parque do Matão “Jonas Domingues” fica na Rua Ângelo Delapasi, n° 117. O funcionamento é de terça a domingo e aos feriados, das 9h às 17h e o acesso é gratuito. O local é um dos cartões-postais de Votorantim e vem sendo resgatado como um espaço para o lazer e a contemplação da natureza. Com a diversidade de fauna e flora preservada, diversas espécies de aves e macacos, o parque destaca-se como opção de passeio para estudantes e famílias. Visitas monitoradas para grupos podem ser agendadas. O local dispõe de áreas de convivência, playground, trilhas e estrutura para picnic. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3343-4076.
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.