quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Pedetista propõe sessão solene anual para homenagear mulheres votorantinenses

Folha de Votorantim
Valdinei Queiroz

O presidente da Câmara, vereador Heber de Almeida Martins (PDT), apresentou, na última sessão legislativa do ano, projeto de resolução (n° 08/13) que Institui o diploma “Mulher Cidadã” no âmbito da Casa de Leis de Votorantim. Conforme a justificativa do projeto, esta titulação tem por finalidade promover o reconhecimento público daquelas mulheres que dedicam grande parte do seu tempo em prol da comunidade votorantinense, demonstrando seu preço pela cidade com exemplos de vida e, sobretudo, destacando-se em sua participação social.
“Muitos têm sido os esforços da sociedade civil e das esferas governamentais no tocante à valorização dos feitos da mulher, que hoje é comprovadamente maioria na sociedade brasileira, mas ainda não encontra sua devida representatividade nos atos e fatos da Nação. Há ainda muito que se fazer nesse sentido, de modo que esta Casa de Leis não pode deixar passar em branco os valorosos esforços das cidadãs que constroem, das mais variadas formas, a história de Votorantim.”

Dia da Mulher
A honraria, caso for aprovada, será entregue em sessão solene a se realizar anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. Com isso, caberá à Mesa Diretora, no início do ano, comunicar os parlamentares para que possam indicar as suas respectivas homenageadas.
Os critérios para entregar o diploma serão: cada vereador poderá indicar uma cidadã a ser homenageada; a indicação de homenageada será levada ao conhecimento da Mesa Diretora da Câmara Municipal até a primeira Sessão Ordinária do mês que antecede a homenagem; de posse do nome das homenageadas, a Mesa Diretora da Câmara Municipal tomará as devidas providências junto ao Departamento Administrativo para a confecção dos diplomas e convites.
Quando dois ou mais legisladores indicarem a mesma pessoa para que seja homenageada, terá preferência o parlamentar apresentou por primeiro a sua indicação. No Diploma constarão os dizeres “A Câmara Municipal de Votorantim confere o Diploma ‘Mulher Cidadã’ em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade votorantinense.”, além do nome completo da homenageada em questão e das assinaturas do Presidente da Câmara Municipal e do vereador que indicou a pessoa.
Durante a sessão solene, cada legislador entregará o diploma e poderá fazer uso da palavra por até cinco minutos, no intuito de justificar a honraria concedida. Em caso de ausência da homenageada, outra pessoa poderá representá-la na ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim