Uma semana separa o sonho do título com a decepção pelo resultado negativo. A Copa Brasil de
Futebol Infantil é considerada por todos atletas e comissão técnica como o torneio mais disputado
e difícil na categoria Sub-15. Equipes tradicionais do futebol brasileiro chegam para a “copinha” com o peso
da tradição, mas a primeira fase apresentou algumas surpresas e a Gazeta de Votorantim faz um balanço.
Finalista no ano passado e antigos campeões caem na primeira fase
Em 2013 o Bahia foi a grande surpresa no campeonato, o Tricolor baiano chegou com autoridade até a final para encarar o São Paulo e repetir a primeira decisão da Copa Brasil em 1991. O resultado foi o mesmo e o Tricolor paulista sagrou-se campeão. Neste ano, o Bahia integrou o Grupo C e terminou a primeira fase com a pior campanha dos quatro, ficando atrás de Corinthians, Botafogo e Coritiba, com dois pontos. Foram dois empates e uma derrota; o ataques fez apenas um gol e sofreu dois.
Além do Bahia, outras equipes que chegaram com um certo favoritismo, ficaram pelo caminho, são os casos de Grêmio (dois títulos), Palmeiras, Coritiba (campeão em 2012), Vasco da Gama, Vitória (campeão em 2000) e o Flamengo que protagonizou o grande mico do campeonato.
A mesma fórmula do time principal
Em 2013 o Atlético Mineiro apareceu como a grande sensação do futebol brasileiro e parece que a base foi pelo mesmo caminho.
O Galo nunca chegou sequer a uma final de Copa Brasil e viu a oportunidade muito próxima, dono do melhor ataque da competição com 10 gols marcados, e um dos destaques é o atacante Porteirinha.
Na primeira fase, o Atlético superou Grêmio e Palmeiras e nas quartas de final fez o clássico contra o Cruzeiro e venceu na prorrogação.
A surpresa vem de Santa Catarina
O Figueirense participou com regularidade da Copa Brasil de Futebol Infantil, mas o time catarinense nunca chegou até a final.
Nesta edição o Figueira deixou para trás equipes como Palmeiras e Grêmio na primeira fase e encarou o Santos nas quartas de final e mais uma vez surpreendeu, empatou com o Peixe no tempo normal e na prorrogação e contou com o goleiro Matheus Henrique que defendeu a última cobrança e manteve o time catarinense vivo, nas cobranças alternadas, na sequência o meia Wagner Silva do Santos cobrou o pênalti por cima do gol e Yan converteu para o Figueirense.
São Paulo x Atlético Mineiro
Por SECOM Votorantim/Divulgação
Um dos jogos mais esperados desde o final da primeira fase, o São Paulo como atual campeão e o Atlético Mineiro, sensação da Copa Brasil fizeram um jogo movimentado.
Logo no início as duas equipes balançaram as redes, logo aos 2 minutos o Atlético Mineiro saiu jogando com o atacante Porteirinha que acabou errando o passe, no contra-ataque a bola foi lançada para João Kiefer que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Matheus Bento. O São Paulo não teve muito tempo para comemorar, aos cinco minutos o lateral esquerdo Yago cobrou falta com categoria e empatou o jogo para o Galo, tudo igual no Estádio 1 a 1.Durante todo o primeiro tempo os times se alternavam no domínio da partida, o São Paulo até marcou um gol, mas que foi anulado pela arbitragem. Embalado pela torcida o Tricolor continuou pressionando na segunda etapa, mas desperdiçou várias chances, até que aos 26 minutos a bola foi lançada no meio do área, Fábio Augusto dominou, driblou o zagueiro e bateu forte, sem chances para o goleiro Matheus Bento. Depois do gol sofrido, o Atlético foi pra cima, mas o São Paulo conseguiu manter o resultado e chegar a sexta na história.
Corinthians x Figueirense
Por SECOM Votorantim/Divulgação
Avassalador, assim foi o Corinthians no início do jogo. Logo aos dois minutos o árbitro Guilherme Ceretta de Lima apontou pênalti para o Timão, Fabrício bateu no canto do baixo do goleiro Matheus Henrique e abriu o placar no Estádio Municipal.
Sem deixar o adversário assimilar o golpe, o Corinthians marcou o segundo um minuto depois, após cruzamento da esquerda, Caio apareceu sozinho no meio da área e de cabeça fez o segundo. Com a vantagem o time do Corinthians tirou o pé e começou a administrar o resultado, o Figueirense buscou o ataque, mas o time pecou e muito no meio campo.
Para reeditar 1992
São Paulo e Corinthians fazem a final da Copa Brasil de Futebol Infantil
Por SECOM Votorantim/Divulgação
Depois de 22 anos Corinthians e São Paulo se reencontram na decisão, a partida será amanhã (26) às 10h no Estádio Municipal.
Um 1992 o Tricolor sagrou-se campeão após vencer o Timão por 1 a 0 na prorrogação, no time do São Paulo o grande destaque daquele time era o meia atacante Denilson, atual comentarista da Band.
O atual campeão São Paulo começou a competição deixando o torcedor apreensivo, na estreia o Tricolor ficou no empate contra o Vasco, na sequência o time venceu Vitória e Internacional e se classificou na primeira colocação do Grupo A.
Nas quartas de final o Tricolor do Morumbi derrotou o Botafogo em um jogo muito parelho, assim como aconteceu nas semifinais quando o São Paulo encarou o Atlético Mineiro que chegava como a grande sensação do campeonato e graças a Fábio Augusto que entrou na segunda etapa o time está na sexta final de campeonato.
Do outro lado o Corinthians venceu o Botafogo na sua estreia, na segunda rodada o Timão encarou o Bahia, time que havia feito a final em 2013, em jogo muito pegado o placar não saiu do zero. Para encerrar a campanha na primeira fase, o Corinthians jogou contra o Coritiba e venceu por 2 a 1, assim garantindo a primeira colocação do Grupo C.
Nas quartas de final o time encarou o Internacional, o time Colorado já conquistou a Copa Brasil por duas vezes, mas o Timão foi superior e venceu por 2 a 1. Nas semifinais enfrentou o Figueirense, o time catarinense foi a grande surpresa no campeonato, mas com dois gols nos primeiros três minutos, o Corinthians garantiu a classificação para encarar o grande rival.
Final inédita para o árbitro
Jadeir Gomes
Por SECOM Votorantim/Divulgação
Depois de 16 anos de arbitragem, Jadeir Gomes tem o maior desafio da carreira, apitar a final da Copa Brasil de Futebol Infantil, mas ele vê isso como um prêmio: “Fiz um bom ano de 2013, fiz bons jogos, partidas decisivas e finais de campeonatos e fazer a final de Copa Brasil é uma grande alegria”. Gomes afirma que apitar um jogo com o Estádio lotado não é novidade: “Já apitei finais de Varzeano e semifinal de Copa Brasil com um grande número de torcedores, mas eu foco no meu trabalho e procuro fazer o melhor”.
Jadeir Gomes terá como assistentes: Tiago de Andrade Pereira e Fábio Rosino. O quarto árbitro será Evanildo Natalino André o Marcio Queiroz o anotador. (Por Gerson Júnior)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.