Para o acolhimento de cerca de seiscentos profissionais antes do início do ano letivo que será nesta quarta-feira, dia 05, a Secretaria da Educação de Votorantim preparou um encontro para também tratar de metas e desafios da área. A reunião foi dividida entre as turmas da manhã e da tarde e envolveu professores, coordenadores, supervisores e diretores das unidades escolares. Mais do que a preparação técnica e motivacional para voltar à sala de aula, a abordagem foi ampliada, focando o papel do educador do ponto de vista emocional, sugerindo reflexões pessoais sobre como cada um vem se relacionando com o mundo, com as pessoas próximas, com a atividade profissional que escolheu e, principalmente, com seus alunos.
“Olhos do coração” foi o tema da palestra do jornalista Juliano Matos que usou analogias e sua própria história de vida para tocar em pontos e conflitos com os quais a maioria dos profissionais já se deparou ou irá se deparar ao longo da carreira. “Eu falo das doenças da visão para exemplicar o que ocorre no ambiente de trabalho e também no íntimo de cada um. Com essas analogias e exemplos, as pessoas memorizam mais e associam à sua realidade”, explicou. Dificuldade para ver de perto, para ver de longe, visão cansada ou sem foco, foram abordadas de forma leve para fazer pensar e provocar os presentes. “Temos que pensar no futuro e o professor lida com o futuro das crianças todo dia, não deve julgar que terão o mesmo destino dos pais, não pode limitar o potencial que elas têm. Como o professor lida emocionalmente com a vida e o olhar que tem para com o outro é que fazem toda diferença no processo educacional”, frisou.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva participou do encontro, falando dos compromissos de sua administração com a área da Educação e deu boas vindas aos educadores falando sobre a vocação para o magistério, carreira que ele também escolheu. “Vocês dignificaram a profissão no momento que a escolheram”, acentuou Erinaldo.
Na programação, coube à secretária Isabel Cristina Cardoso de Moraes, a apresentação técnica do planejamento da pasta para 2014 e os próximos anos tendo em vista os comprmissos, metas e pactos assumidos não apenas em nível local, mas também com o Estado e o Ministério da Educação, no que se refere à alfabetização, educação de jovens e adultos, educação integral e especial, por exemplo. Com a apresentação das metas traçadas, Isabel percorreu todas as áreas de trabalho delineadas para a Educação Municipal e que norteiam as atividades e a formação continuada das equipes. “Neste ano daremos continuidade às ações de formação, oportunidades de encontro, revisão do nosso trabalho, de debate e de crescimento”.
Ainda como preparativos para o ano letivo, nesta terça e na quarta-feira, a Secretaria da Educação promove oficinas específicas para professores. Neste dia 04, a atividade será ministrada pela orientadora Juliana Meira de Oliveira e será destinada a professores de Educação Física. No dia 05, os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) terão a oficina com a orientadora Roberta da Silva Martinez.
No dia 23 de janeiro a Secretaria da Educação também realizou a 2ª Formação para Auxiliares de Serviços Infantis. As cerca de duzentas profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) mantidas pela Prefeitura participaram do encontro que marcou a abertura do Programa de Formação Continuada da Seed em 2014. As atividades trabalharam “Propostas de Ações Pedagógicas: A Atuação e o Fazer Pedagógico das Auxiliares de Serviços Infantis que atuam nas CMEIS”. A programação contou com palestras, oficinas e orientações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.