Felipe Shikama
Guitarrista de Votorantim possui um canal no YouTube que conta com 147 vídeos que, juntos, foram assistidos mais de 1 milhão de vezes
Divulgação
O guitarrista sorocabano Cacá Barros tem apenas 20 anos e é um fenômeno da internet. Morador de Votorantim, o músico possui um canal no Youtube que conta com 147 vídeos que, juntos, foram assistidos mais de 1 milhão de vezes.
A grande maioria dos vídeos - todos feitos na sala de sua casa - traz dicas e truques sobre a guitarra, além de "covers", no qual o jovem interpreta solos absolutamente idênticos aos já gravados por virtuosos guitarristas de rock de renome internacional como Joe Satriani e John Petrucci. Um dos vídeos mais recentes postados em seu canal no Youtube já ultrapassou 50 mil visualizações, e tem gerado acaloradas discussões no meio musical. "Esse vídeo está me rendendo muitos fãs, mas também muitos haters que querem cortar minha cabeça", comenta.
Com a ideia de demonstrar que música é arte, e não competição, Cacá inicia o vídeo anunciando que vai colocar os dois respeitados guitarristas brasileiros, Marcos de Ros e Juninho Afram (Oficina G3), "no chinelo". Cacá faz um solo espetacular de guitarra e, ao final, exibe um a fotografia de Ros e Afran coladas no calçado. "Não disse que ia colocar esses caras no chinelo?", indaga o músico em tom de brincadeira.
"Hoje em dia nas redes sociais vejo muitas pessoas falando que "aquele é melhor que esse" ou que "esse toca mais que aquele" quando, na verdade, tudo isso é uma grande besteira. Não há como comparar o modo que cada um se expressa através de sua música, mesmo que alguns utilizem mais notas ou tenham um maior domínio técnico que outros, o que importa é o sentimento causado em quem está apreciando", justifica.
"Ainda bem que a maioria das pessoas entende a brincadeira, mas também há aqueles que não assistem ao vídeo até o fim e me crucificam nos comentários", acrescenta Cacá, que é amigo de De Ros e recentemente abriu o show da Oficina G3 em Sorocaba. "Os dois gostaram da brincadeira e levaram numa boa", ressalta o músico.
Somado o talento na guitarra, a repercussão de seus vídeos na internet tem ajudado a atrair uma série de patrocinadores, como marca de guitarra, componentes, loja de instrumentos musicais e estúdio. "Hoje em dia, como eu vivo de música fico praticamente o dia inteiro com a guitarra no colo", conta. Antenado às novas tecnologias, o jovem músico também dedica parte de seu tempo em composição e produção, além de dar aulas de guitarra via Skype, para alunos de várias regiões do país.
Fora do mundo virtual, Cacá Barros também trabalha com os cantores Bob Jonathan e Caio Fábio e é integrante da banda gospel Livestone. "Também tenho um projeto solo e estou gravando um EP instrumental que deve ser lançado ainda esse ano", destaca o músico que é autodidata.
Cacá detalha que a questão dos patrocínios foi uma consequência natural do seu trabalho e de sua dedicação. Em 2011, ele foi vencedor de um concurso nacional promovido por um fabricante de guitarras. "Essa vitória fez com que as portas começassem a se abrir."
Apesar da pouca idade, Cacá Barros demonstra uma visão bastante madura de sua carreira e acredita que os músicos, além de "tocarem bem", devem investir parte do seu tempo no chamado "marketing pessoal", usando de ferramentas que tem à mão como, é claro, a internet. "É preciso se portar como uma empresa e ter o controle de todos os setores, principalmente o marketing, além de estar ligado no que está acontecendo no cotidiano das pessoas e do mercado, pois tudo isso influencia no acesso ao público", conclui.
Quem quiser conferir os vídeos de Cacá Barros pode acessar o canal do músico no Youtube em: www.youtube.com/CCalebe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.