segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Crianças conhecem e experimentam o Carnaval



As crianças que frequentam a Escola Helena Pereira de Moraes, no Centro de Votorantim, tiveram uma segunda-feira cheia de ritmo, música e dança com a visita de uma bateria e passistas de escola de samba. A proposta foi apresentar e aproximar o carnaval dos alunos, com oportunidade de conhecer instrumentos, o trabalho realizado e experimentar a festa que é uma das principais manifestações culturais brasileiras.

A matinê foi comandada pelo mestre de bateria Nelson Felipe Monteiro e contou com demais integrantes e passistas que atuam na Unidos da Vila, escola de samba do Bairro da Chave. Mestre Bero explicou que, apesar de todos fazerem parte da mesma agremiação, participaram da atividade voluntariamente por entender que a manutenção do carnaval depende de um trabalho de formação, divulgação e envolvimento da comunidade.

“Muitos não sabem que a escola de samba está aqui perto e nunca tiveram a oportunidade de ver alguém dançando e sentir a emoção que dá na hora que a bateria toca”, explicou a chefe de ala, Samara Noronha, que além de voluntária na apresentação, também é mãe de aluna da Escola “Helena Pereira de Moraes”. Mestre Bero acrescenta que a ideia de levar um pouco do samba para as crianças também é o início de um projeto para o ensino da música e fortalecimento da tradição de Votorantim no carnaval. O mestre de bateria está na agremiação desde os sete anos de idade e conta que a escola do Bairro da Chave existe desde 1968 quando surgiu com o nome de Leão da Vila. Dez anos mais tarde, passou a ser chamada de Império da Vila e, no ano 2000, se tornou a Unidos da Vila.

Entre as crianças, a participação começou tímida, com todos sentados, mas em poucos minutos, se tornou um animado baile de carnaval, com direito a trenzinho e alegria. Mayara Almeida Rodrigues, de 10 anos, é aluna do quinto ano e só tinha assistido ao carnaval pela televisão, logo se animou a pular com as amigas. “Não sabia que era assim, essa música agita mais e dá vontade de dançar”, contou. A professora do terceiro ano, Rejane Ferreira da Silva, ficou satisfeita com a oportunidade e a integração das crianças e comentou que a atividade se mostrou importante para que as crianças conheçam o carnaval da cidade e para o resgate da festa tradicional. Para ela, também é uma oportunidade para as crianças terem contato com música e instrumentos, podendo estimular criatividade e até a aproximação com outros tipos de arte.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim