quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Escola Edith Maganini agora também atende à Educação Infantil

A Escola Municipal Edith Maganini, no bairro Vossoroca, em Votorantim, a partir deste ano, oferece também salas de Educação Infantil com turmas de Maternal 2, Primeira e Segunda Etapas, para crianças dos 3 aos 5 anos de idade. A implantação faz parte do planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seed), para o oferecimento de vagas na Educação Infantil e também na preparação da rede de ensino tendo em vista a Lei Federal 12.796, pela qual a partir de 2016, em todo o Brasil, obrigatoriamente os pais deverão matricular na educação básica todas as crianças a partir dos 4 anos de idade.

Com a chegada dos pequeninos, em seis turmas, sendo três pela manhã e três à tarde, a Escola Edith Maganini soma cerca de quinhentos alunos e se tornou a única unidade da rede a oferecer todos os níveis de ensino que estão dentro das competências do município. Além da Educação Infantil, inclui o Ensino Fundamental (de 1° a 5° ano), Educação em Tempo Integral e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duas turmas noturnas.

Para a secretária da Educação, Isabel Cristina de Moraes Cardoso, com a mudança também amplia-se o vínculo com a comunidade, fortalecendo uma relação de confiança na escola que já foi mantida pelo Estado e incorporada no ano 2000 com a municipalização do Ensino Fundamental. “Trata-se de uma escola importante por sua história e para o atendimento da região do Vossoroca e que já vem passando por um processo de fortalecimento desde o ano passado” comentou a secretária.

A Escola Edith vem recebendo ações de gestão e otimização do espaço físico e agora uma nova fase, com a chegada da Educação Infantil, mas manterá os demais níveis de atendimento, até a Educação de Adultos, com a mesma qualidade e cada vez mais próxima da comunidade”, acentuou a diretora do Departamento de Educação Básica da Seed, Fabiane Prado.

Para os pais, a tranquilidade de saber que a criança permanecerá na mesma escola na passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental (1° ano) é também uma vantagem. Foi o que destacou a vendedora Talita Scola, de mãe de Lívia, de 3 anos, aluna do Maternal 2. Como Laura, de 11 anos já havia estudado na escola até o ano passado, Talita aprovou a incorporação da Educação Infantil. “Eu fiquei muito satisfeita porque conheço a escola e ela está adorando tudo”, contou durante a saída da caçula. Daiane Priscila dos Santos, de 18 anos, explicou que o sobrinho Michel Santos Pedroso, de 3 anos, é o primeiro da família a estudar na escola, e acredita que a localização é boa e a continuidade na mesma unidade até os dez anos “dá segurança para a criança, por isso é melhor ficar na mesma escola”.

Novas rotinas

Conforme Mônica Rangel, diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Profissionalizante, como todas as unidades da rede, a Escola Edith segue os planos de ensino e planejamentos da Secretaria da Educação, mas vem passando por um processo diferenciado com a construção conjunta de uma proposta de trabalho da própria unidade pelos seus profissionais. A diretora confirma que o grupo tem se envolvido neste projeto com reuniões, sugestões e adaptações como foi necessário para a criação das salas de Educação Infantil. “Todos tivemos que nos adaptar, recebíamos crianças a partir dos 6 anos e agora temos os menorzinhos, aos 3 anos, com necessidades diferentes. Também há ajustes e mudanças de estrutura, com sanitários mais baixos, móveis e brinquedos”, explicou a diretora Cléa Oliveira Stevaux.

A escola recebeu um conjunto novo para play ground com casinha, escorregadores, gira-gira, tabela de basquete e outros brinquedos adequados para cada fase das crianças, além de livros e jogos. As atividades também têm modificado a rotina da escola com novas brincadeiras, música, contação de histórias e outros recursos apropriados aos estágios do desenvolvimento e do aprendizado.

As aulas na Educação Infantil começaram nesta segunda-feira, dia 10, com o período de adaptação das crianças e dos pais, e a saída no meio da jornada. Antes do encerramento, o coordenador pedagógico Luiz Fernando Bevilacqua faz uma roda com as músicas ínfantis e palmas e já tem conquistado as crianças que o chamam carinhosamente de “tio do violão”.

Recém chegado à escola, o coordenador aposta também nos projetos pedagógicos para incrementar atividades. “Nos preparamos para receber os alunos do infantil e também os seus pais, estamos trabalhando de forma integrada em todas as turmas”, comentou. A Escola Edith Maganini tem nove salas de aula e vinte turmas, totalizando cerca de quinhentos alunos. Tem biblioteca e laboratório de informática.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim