Jornal Cruzeiro do Sul
O temporal que atingiu a região de Sorocaba
interrompeu o fornecimento de energia para 90 mil clientes da CPFL
Piratininga desde a tarde deste domingo. A queda de galhos e de árvores,
além de vários materiais lançados pelo vento na rede elétrica, foram os
responsáveis pelos desligamentos em diversos pontos de Sorocaba e
Votorantim.
Segundo a CPFL, as ocorrências começaram a surgir às 14h30 e às 18h,
90% dos casos estavam solucionados. Equipes da distribuidora foram
acionadas, tão logo começaram a registrar os casos, e atuam com todo o
contingente na normalização do serviço até o final da noite.
A CPFL informou que cerca de 2/3 do tempo em que o cliente da CPFL fica
sem energia corresponde a interrupções emergenciais, provocadas por
fatores externos ao sistema elétrico, como os temporais (com quedas de
árvores), colisões de veículos contra postes e objetos que atingem a
rede ¿ pipas, balões e galhos de árvores, por exemplo. Queimadas e
furtos de cabos são outros fatores que podem provocar tais
desligamentos. O outro terço corresponde a desligamentos programados,
informados previamente aos clientes, e organizados para que a empresa
possa executar obras de melhoria na rede elétrica, tornando-a cada vez
mais confiável.
Neste domingo, a redação do Cruzeiro do Sul recebeu
diversas reclamações de pessoas que não conseguiram atendimento da CPFL
por telefone. A companhia afirma que os canais de atendimento
funcionaram normalmente e reforçou a orientação aos clientes que tiverem
problemas de falta de energia a entrarem em contato com a empresa:
Web mobile: www.cpfl.com.br (acesso via smartphone ou computador)
SMS: enviar para 27304 (em casos de falta de energia, o cliente envia
seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a
previsão de restabelecimento)
E-mail: piratininga@cpfl.com.br
Telefone: 0800 010 25 70 (ligação gratuita)
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