Arroz com frango e legumes está entre os pratos preferidos das crianças, que também passaram a consumir mais verduras e frutas. Os cardápios são variados e balanceados de acordo com as necessidades nutricionais de cada faixa etária e o tempo que os alunos ficam na escola
Experimentar e gostar de algumas verduras e legumes tem sido uma novidade para estudantes de Votorantim desde o mês de novembro. A merenda escolar de 13 mil alunos, em treze escolas, tem sido enriquecida com hortifrutis produzidos por meio da agricultura familiar na região. O programa da Prefeitura, implantado pela Secretaria da Educação, atende pela primeira vez no município ao que determina a lei federal 11.947/2009, aplicando 30% da verba destinada à merenda pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na compra de produtos da agricultura familiar ou do empreendedor rural familiar e suas organizações.
“No primeiro semestre do ano passado, quando constatamos que essa cota não vinha sendo atendida na cidade, iniciamos as gestões para que os produtos pudessem ser comprados e efetivamente utilizados no preparo de refeições para crianças em idade escolar”, conta a secretária da Educação, Isabel Dias de Moraes Cardoso. Como o contrato vigente para o fornecimento da merenda nas unidades da rede municipal não permitia que parte dos alimentos fosse adquirida pelo município e entregue à empresa prestadora do serviço, a Secretaria da Educação identificou na rede estadual esta possibilidade e também a necessidade de enriquecer o cardápio.
Desta forma e de maneira conjunta com a Diretoria Regional de Ensino, o projeto pôde ser implantado. Após os trâmites e prazos legais, o fornecedor dos alimentos foi escolhido por meio de um chamamento público e os serviços foram iniciados no final do ano letivo de 2013. Os produtos são fornecidos por um grupo de agricultores organizados em uma cooperativa da cidade Ibiúna e o custo dos produtos gira em torno de R$ 200 mil mensais. O programa atende as doze escolas estaduais da cidade, com 10.570 estudantes e também a Escolta Técnica Estadual de Votorantim, com 2.478 alunos. A Etec não faz parte das atribuições do Estado para fornecimento de merenda, mas o atendimento na unidade foi assumido pelo município no primeiro semestre do ano passado e em novembro incluído também no recebimento de hortifrutis de agricultura familiar.
Cardápio balanceado
Todas as refeições são planejadas respeitando as necessidades nutricionais de cada faixa etária atendida e de acordo com o tempo que as crianças permanecem na escola. Conforme a nutricionista do Setor de Merenda da Prefeitura de Votorantim, Cláudia Lúcia Ventrella Camargo, esse trabalho é feito de maneira conjunta pela equipe do Setor de Merenda Municipal, com a Diretoria de Ensino e a empresa que prepara e serve as refeições nas escolas estaduais.
Antes do início do programa, a inclusão de hortifrutis na alimentação das crianças nessas unidades era feita em menor quantidade e variedade. Conforme a nutricionista, o trabalho é feito de forma minuciosa e cuidadosa garantindo os nutrientes que precisam estar presentes na alimentação dos estudantes. “Foram ampliados alguns alimentos e introduzidos muitos outros, enriquecendo o cardápio e garantindo a oferta de carbodratos, vitaminas, proteínas e sais minerais adequada”, comentou Cláudia.
As entregas de alimentos são feitas uma vez por semana em todas as unidades atendidas em quantidades e variedades suficientes para o preparo do cardápio planejado e o número de refeições servida em cada escola. A nutricionista Katleen Regina Maniezo Silva comenta que logo nos primeiros meses de funcionamento do programa, o número de crianças que se alimenta da merenda aumentou e também foi verificado que os alunos aceitam melhor alimentos que antes nem conheciam.
Na Escola Estadual “Alice Rolim”, no Jardim São Lucas, estudam cerca de oitocentos alunos e nesta semana, a entrega de verduras, legumes, verduras e frutas, tinha mais de dez itens como cebola, cenoura, beterraba, batata, repolho, limão, banana, maçã e maracujá. As merendeiras da escola confirmam que as crianças estão comendo mais e passaram a gostar de novos alimentos. Conforme Márcia Alexandre Fonseca, o prato preferido dos alunos é o arroz com frango e legumes, que tem vagem e cenoura entre os ingredientes. “Nos primeiros dias, eles ficavam tirando e alguns torceram o nariz para os legumes, agora eles adoram”, orgulha-se Márcia. Simone Camargo Marins acrescentou que as crianças adoram pratos preparados com batatas e também aceitam muito bem as frutas. “Banana faz o maior sucesso. Higienizamos e colocamos à disposição para eles pegarem, é bonito de ver”, destacou.
Secom Votorantim



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.