domingo, 23 de março de 2014

4ª Semana do Circo em Votorantim recebe três apresentações no domingo


A 4ª Semana do Circo em Votorantim promove três espetáculos diferentes no domingo (23). A programação começa às 16h na Praça de Eventos Lecy de Campos, com a companhia Mimicalado no espetáculo Mimicalado Show. Às 17h, no SESC Sorocaba, o grupo argentino Malabaryarte Circo apresenta  a peça Sobre La Pata. Mais tarde, de volta à Votorantim, o espetáculo noturno fica por conta da Trupe Koskowisck, que apresenta a peça Quiproquó.

Lembrando que as inscrições para as oficinas e palestras já estão abertas. Para se inscrever, enviar um e-mail para producao@totemcultural.com.br. Todas as atividades da 4ª Semana do Circo em Votorantim são gratuitas.
A 4ª Semana do Circo em Votorantim é realizada através do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013, e com patrocínio da empresa Unimetal. E também tem apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação, Prefeitura Municipal de Votorantim, Prefeitura Municipal de Sorocaba e SESC Sorocaba.

Confira a programação completa deste domingo:




16h – Espetáculo Matinê: Mimicalado Show

Grupo
Cia. Mimicalado

Classificação
Livre

Release
Uma criança abandonada no circo e por ele adotada vem, mais tarde, a se transformar no palhaço da companhia, apresentando um inusitado e divertido show de variedades com malabares, mímica, manipulação de chapéu e o que de melhor não poderia faltar, muitas palhaçadas e gargalhadas.

Ficha Técnica
Criação, Direção e Atuação: Leandro Calado
Figurinos: Beatriz Calado

17h - Espetáculo Matinê SESC Sorocaba: Sobre La Pata
Grupo
Malabaryarte Circo


Classificação
Livre


Release
Três palhaços desvendando caminhos percorrem povos e cidades, praças e teatros, em uma carreira contra o tempo tentando demonstrar ao público suas destrezas e habilidades, sonhando com a grande tenda de circo. Cada um tem algo que o diferencia. Sixto é o Grande Apresentador do Espetáculo (palhaço com aspirações de grandeza). Relzo, o Domador de Clavas e Diabolôs, especialista em acrobacia terrestre. Tonina, Senhora do Ar, desafiadora da gravidade. Juntos armam um grande desdobramento de circo e humor para deleitar e ter o público como reféns durante mais de uma hora para diverti-los dentro e fora do palco. E definitivamente, como no circo, como na vida, estes palhaços migratórios e o público lutarão contra o tédio desde a abertura das cortinas.

Ficha Técnica
Atores: Julio Gre, Cecilia Flores e Enzo Wiggenhauser.
Iluminação: Jorge Mencho Sánchez.
Figurino e maquiagem: Malabaryarte Circo.
Dramaturgia e Direção de ator: Martín Ruiz.
Proposta Cênica e Direção Geral: Companhia Malabaryarte Circo.

20h - Quiproquó

Classificação
Livre

Grupo
Trupe Koskowisck

Release
No contexto circense, o palhaço surge para sua apresentação. Porém, está só. Seu companheiro não apareceu. É quando, a partir de uma inserção da plateia, descobre seu parceiro como espectador. O traz à cena, causando a maior confusão. Juntos, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo, com muita astúcia, típica do palhaço brasileiro.

Ficha Técnica
Atores: Geisa Helena e Alexandre Malhone
Técnico/contrarregra: Renato Gommes
Direção: Fernando Sampaio
Direção Musical: Fernando Paz
Figurino: Felipe Cruz
Designer gráfico: Lauren Giraldi
Produção: Trupe Koskwowisck
Foto: Ligiane Braga

Informações sobre as oficinas e palestras:

OFICINA BOTA A PALHAÇA PRA FORA – OFICINA DE PALHAÇARIA PARA MULHERES
Coordenação: Geni Viegas, Karla Concá e Vera Ribeiro (Rio de Janeiro/BRASIL)
24 a 28/03 – segunda a sexta feria – 14h às 18h.
Público alvo: mulheres a partir de 14 anos.
Seleção: primeiros inscritos
Vagas: 15
AS PESSOAS INTERESSADAS DEVERÃO TER DISPONIBILIDADE PARA OS CINCO DIAS DE OFICINA.

A oficina tem por objetivo, através de exercícios específicos, tornar conscientes as características individuais que promovem o riso. Para que cada uma tenha seu “banco de dados engraçados” (mecanismos espontâneos, autênticos nas ações consigo mesmo, com o outro e com o público) devidamente pesquisados e registrados.
É um processo de descobrir o próprio ridículo, rir de si mesmo e ter a generosidade de compartilhar esse prazer com a audiência.
Através da técnica da máscara de palhaça/o (nariz vermelho), exercitar o lúdico, o poético, o criativo, a espontaneidade, a concentração, a imaginação, a relação com o outro, o bom humor, entre tantas possibilidades de ser.
A arte da palhaça traz consigo a possibilidade das mulheres vivenciarem suas limitações, erros e impossibilidades como meio desejável e favorável ao riso.

SEMINÁRIO CLOWN FÍSICO
Coordenação: George L. Lewis (docente) (EUA) e Santiago Legón (assistente) (Buenos Aires/ARGENTINA)
25/03 – terça-feira – 09h às 13h
Publico alvo: atores com nível intermediário e estudantes de artes cênicas.
Seleção: currículo artístico
Vagas: 20

Antes de falar, o clown existe no mundo concreto no qual se manifestam desejos, suas ações e reações somente através de seu corpo e som. Neste mundo, o clown vive sempre em conexão com tudo: objetos, colegas de cena, público e com o seu interior, com o seu próprio coração. Poder expressar tudo sem falar, permite ao clown fazer essas conexões de maneira mais comprometida, tanto com ele, quanto para o público e se declara uma ferramenta forte para o uso da palavra.



OFICINA DOCES LEMBRANÇAS
Coordenação: Guaraciaba Malhone, Iracema Cavalcante, Edméia Rocha e Nair Ordep (Circo Guaraciaba – Votorantim/BRASIL)
26/03 – quarta-feira – 09h às 13h
Publico alvo: todo e qualquer interessado a partir de 12 anos.
Seleção: primeiros inscritos
Vagas: 20
A oficina vem com a proposta de reviver, reaprender e ensinar a fazer alguns doces tradicionais dos Circos antigos. Tais como pirulito de tábua, guarda-chuva de balas, maçã do amor e manjar. Numa vivência prática, elas ensinarão e farão os doces e que serão distribuídos ao público. Durante a prática, vêm às lembranças, as recordações... Os doces passados de pai pra filho, dessas artistas que aprenderam com suas avós, mães, tias e que fazem parte dessa história. A história do Circo, dessas pessoas, dos artistas.


PALESTRA COM IVAN PRADO
Coordenação: Ivan Prado (Madri/ESPANHA)
28/03 – sexta-feira – 16h às 18h
Publico alvo: Estudantes de artes, professores e interessados em geral.
Seleção: primeiros inscritos
Vagas: 200

Nesta palestra, Ivan Prado, que é um dos maiores expoentes do atual circo solidariedade, falará sobre os seus projetos, que nos últimos anos, tem proposto um choque sem precedentes para territórios em conflito, passando por geografias que vão desde as favelas do Brasil, aos campos de refugiados no Sahara, de comunidades indígenas de Chiapas, aos Campos de refugiados da Palestina.
Ivan Prado é o diretor do Festiclown (Galícia), Multi-Site Festiclown (Madrid, Astúrias e Galícia), Magiclown (Ibiza) e Firaclown (Barcelona). Ele também é porta-voz dos Palhaços em rebeldia e co-fundador da 'Artista Against The Wall' junto com Leo Bassi e Patch Adams .
Ele já se apresentou e ministrou cursos em vários países e em toda a Espanha, o que lhe permitiu desenvolver uma metodologia própria. Seu mais recente projeto foi organizar e dirigir o Palhaço Primeiro Festival de Clown do Mundo Árabe, o Festiclown Palestina de 2011 e o Primeiro Fórum Internacional sobre Circo Social (Rivas Vaciamadrid 2013). Atualmente, está organizando a 2ª edição do Festiclown Palestina que será realizado nos campos de refugiados palestinos do Líbano e a Favela Festiclown a ser realizada no Rio de Janeiro, em maio de 2014.

MANUAL E GUIA DO PALHAÇO DE RUA
Coordenação: Payaso Chacovachi (ARGENTINA)
29/03 – sábado – 14h às 16h
Publico alvo: Estudantes de artes, professores de artes, atores, diretores com nível intermediário.
Seleção: currículo artístico
Vagas: 20

A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua. Direcionado ao trabalho individual em lugares não-convencionais esta oficina se compõe em três partes:
1 – Treinamento; 2 – Teoria e Filosofia e 3 – Postura Corporal.
Fernando Cavarozzi é o Payaso Chacovachi. Ele vive na periferia de Buenos Aires e é palhaço de rua há 30 anos. Participou dos festivais de teatro de rua mais importantes e mais populares do mundo. É diretor do Circo Vachi com 22 passagens pela costa da Argentina, além de diretor de organização das Convenções Argentinas de Malabarismo, Circo e Artistas de Rua.


OFICINA DE CONSTRUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MALABARES COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO
Coordenação: Circo Caramba
30/03 – domingo – 10h às 12h
Publico alvo: Crianças a partir de 07 anos
Seleção: primeiros inscritos
Vagas: 20

A oficina de construção de malabares é voltada para a confecção artesanal de bolinha de painço (semente usada para alimentar pássaros) e de lenços de tule (um tipo de tecido leve) e propicia aos participantes, através de um processo passo a passo, o aprendizado da confecção de seus próprios aparelhos de malabares (bolinha e lenço) e a experimentação inicial dirigida destes materiais com base nos princípios do malabarismo.
Ao final da oficina, os participantes poderão ficar com os materiais construídos.

PALHAÇANDO A EXISTÊNCIA
Coordenação: Ivan Prado
30/03 – domingo – 14h às 18h
Publico alvo: todo e qualquer interessado a partir de 15 anos
Seleção: currículo artístico
Vagas: 20

A oficina percorrerá um caminho de crescimento pessoal à partir do ridículo. Segundo Ivan, o que está dentro de nós brilha e ressoa. Nosso riso, assim como o ar que transforma nos pulmões sangue em vida, é capaz de nos renovar e nos abrir a existência. Ele propõe abraçar o clown e o palhaço que carregamos consigo em um belo caminho para criar  redes do riso ao nosso redor. Se aceitarmos a nossa estupidez e a comunicamos com o coração, produz-se a catarse que nos permite transformar a dor em luz, a vergonha em paz, a lástima em plenitude.
Ivan Prado atuou como palhaço internacional em países como México, Venezuela e Palestina. É diretor dos Festivais Internacionais de Clown: Festiclown (Galícia), Magiclown (Ibiza) e Firaclown (Barcelona). Diretor artístico da primeira companhia estável de Clown na Galícia: Os 7 magníficos + 1 e foi showman e mestre de cerimônias em vários festivais. Recebeu ensinamentos de alguns dos maiores professores de Clown: Leo Bassi, Carlo Comlobaioni, Jhonny Melville, Phillip Gaulier. Atuou e ministrou cursos em diversos países, o que permitiu ir desenvolvendo sua própria metodologia.




Serviços
Local: Praça de eventos Lecy de Campos - Votorantim

Data: 20 a 30 de março

Horários:
Espetáculos noturnos: todos os dias às 20h
Matinês abertas ao público: às 16h nos dias 22 , 23, 29 e 30 /03
Matinês SESC Sorocaba: às 17h nos dias 23 e 30 /03

A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início de cada espetáculo

Inscrições para as oficinas e palestras no e-mail producao@totemcultural.com.br

Mais informações e programação: facebook.com/semanadocircovotorantim

Acessibilidade para cadeirantes

Entrada Franca

Histórico
A Semana do Circo em Votorantim é um festival de artes circenses desenvolvido pelo Circo Guaraciaba desde 1994. O projeto tem como objetivo disseminar a importância histórica do circo e do circo-teatro, fomentando ações que contribuam para manter viva a memória cultural e a prática circense.
Nos últimos três anos o festival ocorreu na cidade de Votorantim em parceria com a Prefeitura Municipal, tornando-se um dos eventos circenses mais importantes do interior do estado de São Paulo, com ações culturais de grande relevância. No ano de 2012 o festival recebeu incentivo do Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura, aumentando  expressivamente o público, num total de 8.974 participantes ao longo de sete dias.


--
4ª SEMANA DO CIRCO EM VOTORANTIM
Assessoria de Comunicação
Beatriz Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim