sexta-feira, 28 de março de 2014

4ª Semana do Circo em Votorantim apresenta último final de semana de atrações

Na programação estão nomes como Iván Prado e a companhia La Mínina

A 4ª Semana do Circo em Votorantim se despede com final de semana repleto de atrações. No sábado (29) e domingo (30),  nomes importantes do circo-teatro ministram oficinas, matinês e espetáculos noturnos. Programação se estende ao SESC Sorocaba e também recebe apresentação.
Atrações:
No sábado (29), às 14h, o argentino Payaso Chacovachi ministra oficina sobre os segredos do palhaço de rua. O também hermano Ale Risorio, chega diretamente de Barcelona, onde mora há nove anos, para apresentar o espetáculo matinê AleGrativo, às 16h. Um pouco mais tarde, às 20h,  o palco recebe o grupo Teatral ETC e TAL em Fulano&Sicrano, peça que investe nas inúmeras possibilidades da mímica.
No domingo, o Circo Caramba realiza oficina de construção de malabares para crianças, às 10h. Já Iván Prado ensina seus alunos a percorrer um caminho de crescimento pessoal a partir do ridículo na última oficina do festival, às 14h. O Circo Caramba volta à cena, às 16h, com o espetáculo matinê Caramba, Quanta Bobagem. No SESC Sorocaba, a Trupe Koskowisck apresenta Quiproquó, às 17h. A 4ª Semana do Circo se despede na Praça Lecy de Campos com o espetáculo noturno Rádio Varieté, do grupo La Mínima, às 20h.
A 4ª Semana do Circo em Votorantim é realizada através do Ministério da Cultura,  Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013, e com patrocínio da empresa Unimetal. E também tem apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Secretaria da Educação, Prefeitura Municipal de Votorantim, Prefeitura Municipal de Sorocaba e SESC Sorocaba.


Agenda:

 
Dia 29 (sábado)
16h – Espetáculo Matinê: AleGrativo

Grupo
Ale Risorio

Classificação
Live

Release
Um clown excêntrico e absurdo chega com sua mala cheia de brinquedos de fabricação própria. Com eles começa a interagir com o público iniciando assim um jogo onde cada improvisação é um gatilho para criar incríveis situações cômicas, transformando o lugar em um universo onde… o riso chega a seu limite mais extremo e o Simples se Torna Surpreendente!

Ficha Técnica
Direção: Ale Risorio
Figurino: Sandra Mariol 
Iluminação: Maria Laura Darriba
Fotografia: Yolanda Giron Guttierrez
Fabricação de objetos: Alejandro Muñoz


20h – Espetáculo: Fulano&Sicrano

Grupo
Centro Teatral ETC e TAL

Classificação
12 anos

Release
FULANO&SICRANO traz para o teatro o humor e a linguagem dos quadrinhos e da animação. Pega o espectador de surpresa, colocando no palco o humor inusitado que é retirado das situações mais banais. Cenas escolhidas do cotidiano e impregnadas de uma linguagem particular, mesclando situações cômicas, gromelô, mímica e a imperdível “pantomima literária” (narração simultânea a ação em mímica).

Ficha Técnica
Atuação: Alvaro Assad e Marcio Moura
Direção e Preparação Mímica: Alvaro Assad
Roteiro Pantomímico: Alvaro Assad, Marcio Moura e Melissa Teles-Lôbo
Figurino: Fernanda Sabino
Desenho de Luz: Aurélio Oliosi



Dia 30 (domingo)
16h – Espetáculo Matinê: Caramba, quanta Bobagem

Grupo
Circo Caramba

Classificação
Livre

Release
“Caramba, quanta bobagem!” retrata o primeiro encontro de dois palhaços. Tachinha é um artista circense que tem muito orgulho de percorrer o mundo realizando sozinho um espetáculo completo. Jerônimo também é um artista, um músico que trabalha nas ruas apresentando seu número de música “estrumental” e passando o chapéu no final. O encontro casual destas duas excêntricas figuras irá mudar para sempre suas vidas e proporcionará ao público momentos de emoção, assombro e diversão. Respeitável Público segurem-se em suas poltronas, pois o espetáculo vai começar!

Ficha Técnica
Atuação: Márcio Parma e Thiago Sales
Direção: Esio Magalhães
Figurino e cenário: Juliana Fernandes
Orientação em mágica: Tato Fischer
Preparação acrobática: Alex Brede e Felix Caro
Preparação vocal: Fernanda Mazzoco
17h – Espetáculo Matinê SESC Sorocaba: Quiproquó

Classificação
Livre

Grupo
Trupe Koskowisck

Release
No contexto circense, o palhaço surge para sua apresentação. Porém, está só. Seu companheiro não apareceu. É quando, a partir de uma inserção da plateia, descobre seu parceiro como espectador. O traz à cena, causando a maior confusão. Juntos, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo, com muita astúcia, típica do palhaço brasileiro.

Ficha Técnica
Atores: Geisa Helena e Alexandre Malhone
Técnico/contrarregra: Renato Gommes
Direção: Fernando Sampaio
Direção Musical: Fernando Paz
Figurino: Felipe Cruz
Designer gráfico: Lauren Giraldi
Produção: Trupe Koskwowisck
Foto: Ligiane Braga

20h – Espetáculo: Rádio Varieté

Grupo
LaMínima

Classificação
12 anos

Release
Três artistas do teatro de variedades num local público, começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.
Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

Ficha Técnica
Supervisão Geral: Antonio Nóbrega
Concepção, Roteiro e Direção: Domingos Montagner e Fernando Sampaio
Colaboradores: Mário Viana e Luiz Henrique Romagnoli
Cenografia: Domingos Montagner
Figurinos: Inês Sacay
Adereços: Maria Cecília Meyer e Roberto Meyer
Bonecos: Augusto Bonequeiro e Inês Sacay
Música Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini
Preparação Corporal: Rosane Almeida
Preparação de Pandeiro: Chico Valle
Confecção do Piano de Garrafas: Biribinha Jr.
Elenco: Domingos Montagner, Fernando Sampaio e Filipe Bregantim
Diretora de Produção e Administração: Luciana Lima
Produção Executiva: Mariana Goulart e Cátia Pires

OFICINAS

MANUAL E GUIA DO PALHAÇO DE RUA
Coordenação: Payaso Chacovachi (ARGENTINA)
29/03 – sábado – 14h às 16h
Publico alvo: Estudantes de artes, professores de artes, atores, diretores com nível intermediário.
Seleção: currículo artístico
Vagas: 20

A oficina é direcionada aos artistas ou futuros artistas que queiram descobrir os segredos do palhaço de rua. Direcionado ao trabalho individual em lugares não-convencionais esta oficina se compõe em três partes:
1 – Treinamento; 2 – Teoria e Filosofia e 3 – Postura Corporal.
Fernando Cavarozzi é o Payaso Chacovachi. Ele vive na periferia de Buenos Aires e é palhaço de rua há 30 anos. Participou dos festivais de teatro de rua mais importantes e mais populares do mundo. É diretor do Circo Vachi com 22 passagens pela costa da Argentina, além de diretor de organização das Convenções Argentinas de Malabarismo, Circo e Artistas de Rua.


OFICINA DE CONSTRUÇÃO E MANIPULAÇÃO DE MALABARES COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO
Coordenação: Circo Caramba
30/03 – domingo – 10h às 12h
Publico alvo: Crianças a partir de 07 anos
Seleção: primeiros inscritos
Vagas: 20

A oficina de construção de malabares é voltada para a confecção artesanal de bolinha de painço (semente usada para alimentar pássaros) e de lenços de tule (um tipo de tecido leve) e propicia aos participantes, através de um processo passo a passo, o aprendizado da confecção de seus próprios aparelhos de malabares (bolinha e lenço) e a experimentação inicial dirigida destes materiais com base nos princípios do malabarismo.
Ao final da oficina, os participantes poderão ficar com os materiais construídos.

PALHAÇANDO A EXISTÊNCIA
Coordenação: Ivan Prado
30/03 – domingo – 14h às 18h
Publico alvo: todo e qualquer interessado a partir de 15 anos
Seleção: currículo artístico
Vagas: 20

A oficina percorrerá um caminho de crescimento pessoal à partir do ridículo. Segundo Ivan, o que está dentro de nós brilha e ressoa. Nosso riso, assim como o ar que transforma nos pulmões sangue em vida, é capaz de nos renovar e nos abrir a existência. Ele propõe abraçar o clown e o palhaço que carregamos consigo em um belo caminho para criar  redes do riso ao nosso redor. Se aceitarmos a nossa estupidez e a comunicamos com o coração, produz-se a catarse que nos permite transformar a dor em luz, a vergonha em paz, a lástima em plenitude.
Ivan Prado atuou como palhaço internacional em países como México, Venezuela e Palestina. É diretor dos Festivais Internacionais de Clown: Festiclown (Galícia), Magiclown (Ibiza) e Firaclown (Barcelona). Diretor artístico da primeira companhia estável de Clown na Galícia: Os 7 magníficos + 1 e foi showman e mestre de cerimônias em vários festivais. Recebeu ensinamentos de alguns dos maiores professores de Clown: Leo Bassi, Carlo Comlobaioni, Jhonny Melville, Phillip Gaulier. Atuou e ministrou cursos em diversos países, o que permitiu ir desenvolvendo sua própria metodologia.


Serviços
Local: Praça de eventos Lecy de Campos - Votorantim

Data: 20 a 30 de março

Horários:
Espetáculos noturnos:  todos os dias às 20h
Matinês abertas ao público:  às 16h nos dias 22, 23, 29 e 30 /03
Matinês SESC Sorocaba: às 17h nos dias 23 e 30 /03

A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início de cada espetáculo

Inscrições para as oficinas e palestras no e-mail producao@totemcultural.com.br

Mais informações e programação: facebook.com/semanadocircovotorantim

Acessibilidade para cadeirantes

Entrada Franca

Histórico

A Semana do Circo em Votorantim é um festival de artes circenses desenvolvido pelo Circo Guaraciaba desde 1994. O projeto tem como objetivo disseminar a importância histórica do circo e do circo-teatro, fomentando ações que contribuam para manter viva a memória cultural e a prática circense.
Nos últimos três anos  o festival ocorreu na cidade de Votorantim em parceria com a Prefeitura Municipal, tornando-se um dos eventos circenses mais importantes do interior do estado de São Paulo, com ações culturais de grande relevância. No ano de 2012 o festival recebeu incentivo do Programa de Ação Cultural - da Secretaria de Estado da Cultura, aumentando  expressivamente o público, num total de 8.974 participantes ao longo de sete dias.

  

4ª SEMANA DO CIRCO EM VOTORANTIM
Assessoria de Comunicação
Beatriz Nunes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim