Dezenas de mulheres, adolescentes e pré-adolescentes passaram pela Unidade de Saúde da Família do Green Valley, em Votorantim, no último sábado (8). O local ofereceu, além da vacinação contra o HPV, uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher como: coleta de exame preventivo (papanicolau), plantão de dúvidas com médica da unidade, atendimentos odontológicos, palestras sobre métodos anticoncepcionais e saúde bucal.
Quem passou pela unidade também aproveitou para cuidar da beleza com corte de cabelo, maquiagem e depilação de sobrancelhas, tudo de graça. Segundo a enfermeira Camila Vanucci, da Unidade de Saúde da Família do Green Valley a estratégia de unir várias atividades num único dia deu resultado positivo. “Durante a semana as pessoas tem mais dificuldades por conta de seus afazeres. Sábado é mais tranquilo e por isso a procura foi grande”, completa a enfermeira.
A pensionista Isabel Camargo, 53 anos, moradora do bairro levou os netos até a USF. “A minha neta veio tomar a vacina contra o HPV e as crianças vieram no dentista. Aproveitamos para cortar o cabelo e a minha filha colheu o papanicolau. Que bom que fizeram isso no sábado”, comemorou ela.
A vacinação contra o HPV prossegue até o dia 10 de abril e todas as 14 Unidades Básicas de Saúde de Votorantim estão vacinando as meninas com idades entre 11 e 13 anos, dentro da “Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV”. O vírus tem transmissão sexual e está ligado a cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero, o segundo principal tipo de câncer feminino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de mama.
A estimativa de população-alvo em Votorantim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 2.970 meninas. A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até dia 10 de abril. Para ser vacinada, basta apresentar a carteira de vacinação e estar acompanhada por um responsável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.