terça-feira, 25 de março de 2014

Crianças plantarão 400 mudas de árvores às margens do rio Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul

Nesta terça-feira (25), às 8h30, crianças da rede pública de Sorocaba e Votorantim farão o plantio de 400 mudas de árvores nativas às margens do rio Sorocaba. Os 80 alunos sorocabanos farão o plantio próximo ao Terminal de Ônibus de Votorantim. Já os 60 estudantes votorantinenses plantarão as árvores na avenida XV de Agosto, próximo ao Jardim Botânico "Irmãos Villas-Bôas", no Jardim Dois Corações. A atividade faz parte da programação especial em alusão ao Dia do rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água, ambos celebrados no último dia 22.

Devido ao processo de ocupação do território paulista, boa parte da mata ciliar do rio Sorocaba foi destruída. "A recuperação deste tipo de vegetação é uma ação ambiental prioritária, impactando diretamente na qualidade de vida da população de todos os municípios que compõem a bacia do rio Sorocaba", afirma Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. A mata ciliar tem importantes funções, entre elas: a proteção da erosão das margens, o controle da temperatura do rio e o refúgio da fauna.

Nos locais serão plantadas mudas de 80 diferentes espécies nativas, produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais.

Em Sorocaba, além do plantio, as crianças passarão por atividades de Educação Ambiental, como oficinas de plantio e ainda poderão conhecer os animais do rio Sorocaba com uma exposição de exemplares taxidermizados.

Sobre o rio Sorocaba

Um dos mais importantes mananciais do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê, possuindo a sua nascente no município de Ibiúna, pelo encontro das águas dos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, até sua Foz em Laranjal Paulista.

Ao longo dos anos, o rio passou por profundas alterações e presenciou também inúmeros fatos históricos importantes para o Estado de São Paulo e para o Brasil, como os tropeiros, as visitas da família real e as viagens naturalistas.

Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim