terça-feira, 18 de março de 2014

Leitora registra capivaras em Votorantim

Jornal Cruzeiro do Sul


Não é raro ver capivaras nas margens do Rio Sorocaba. A leitora Ingrid Falchi Soto, no entanto, registrou nove exemplares desse roedor na segunda-feira (17), em Votorantim. A mãe e suas crias estavam próximas das margens do rio. "É muito lindo ver e até mesmo conviver com elas. Afinal, nós invadimos o espaço em que elas vivem. Então, nada mais justo que respeitarmos", comentou a leitora. 


INGRID FALCHI SOTO


Capivaras raramente se afastam mais de três quilômetros das margens de rios e lagos, onde vivem em bandos.

Alimentam-se de capim, ervas e outros tipos de vegetação encontrados nas beiras de rios e lagos. Uma fêmea costuma gerar, em cada gestação, de 2 a 8 filhotes.

O problema, nas cidades, é que estão sendo ilhadas em áreas cada vez menores e, por vezes, forçadas a buscar seu alimento (basicamente, vegetação rasteira) em jardins particulares e praças públicas. Seus predadores naturais, como a onça, o jacaré, a sucuri, a jiboia e a piranha, praticamente inexistem em regiões urbanizadas.

A foto foi enviada pelo Espaço do Leitor. Envie-nos você também uma foto que deseja ver publicada no Cruzeiro do Sul pelo link http://svc.cruzeirodosul.inf.br/enviarmidia. Você também pode mandar em uma mensagem no Facebook (www.facebook.com/jornalcruzeiro) ou postar no Twitter ou Instagram, com a hashtag #FotoCruzeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim