A Prefeitura de Votorantim segue com os trabalhos de limpeza no córrego do Vidal na Região da Vila Garcia e do leito do rio Sorocaba, no Bairro da Chave. Além de um trabalho de contenção de encosta no Bairro Fornazari, desenvolvido pelo Grupo Votorantim, a pedido do poder público.
As ações desenvolvidas pelas secretarias de Obras e Urbanismo (Sourb) e Serviços Públicos (Sesp), com orientações da Defesa Civil do Município objetivam evitar possíveis alagamentos nessas regiões. Está em fase de conclusão também uma galeria de águas pluviais na rua Luiz Francisco Gonçalves, no Parque Santa Márcia.
O prefeito Erinaldo Alves da Silva explica que esses trabalhos consistem em prevenir que essas regiões apresentem algum tipo de ocorrência mais grave por conta de fortes chuvas, com possíveis alagamentos. “No córrego do Vidal, por exemplo, os serviços estão na fase final, onde toda a extensão do córrego paralelo a avenida Jaziel de Azeredo Ribeiro, já foi limpo”, informa.
“Desde as ocorrências das chuvas no ano passado temos tido essa preocupação em realizar ações preventivas, principalmente nessas áreas”, comenta o prefeito. Ele destaca, ainda, que as ações são frutos dos trabalhos desenvolvidos entre técnicos das secretarias envolvidas e Defesa Civil objetivando a proteger a população.
A proposta com essas ações no Córrego do Vidal é justamente manter o espaço desobstruído para que suporte o volume de água e evitando, assim, possíveis alagamentos. O trecho que está recebendo os serviços é de aproximadamente 1500 metros de extensão. No ponto do córrego onde há um acesso para a Vila Zacarias, foi ampliada a tubulação para dar mais vazão a água da chuva.
No rio Sorocaba o trabalho vem sendo realizado por uma escavadeira profunda que faz o serviço de remoção dos materiais do leito, manutenção e retaludamento das margens. O trecho compreende do final do córrego do Itapeva até as proximidades do Terminal de ônibus. A Sourb informa, ainda, que há também uma draga trabalhando nos trechos mais profundos para retirada do material arenoso.
Na região do Fornazari está sendo realizado um trabalho de contenção de encosta solicitado pela Prefeitura por meio da Defesa Civil. Na área, pertencente ao Grupo Votorantim, está sendo realizado um revestimento com concreto armado e tela soldada. Posteriormente será feita uma escada hidráulica para diminuir a velocidade da água até a rua Maximina Leme onde haverá uma caixa de reunião de águas pluviais. A partir desse trecho a Prefeitura fará a ligação com tubulação num trecho de 40 metros de extensão, até o córrego do Cubatão.
Reforçando o trabalho de prevenção, o prefeito Erinaldo Alves da Silva informa que no início desta semana, a Defesa Civil recebeu técnicos do Instituto Geológico, órgão ligado a Secretaria do Meio Ambiente do Estado que visitaram a área afetada pela chuva na última semana no Jardim Novo Mundo. Um geólogo e um geógrafo fizeram a vistoria da área atingida pela chuva na noite de sexta-feira (7), quando o volume foi de 28mm provocando a queda de uma árvore de grande porte afetando duas moradias. A Defesa Civil providenciou a transferência das famílias atingidas para um abrigo e acompanha os trabalhos no local afetado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.