domingo, 30 de março de 2014

Semana do Circo em Votorantim termina hoje

Jornal Cruzeiro do Sul
Maíra Fernandes
Em 11 dias de atividades, mais de 8 mil pessoas assistiram aos espetáculos
Às 17h, no Sesc Sorocaba, a Trupe Koskowisck apresenta o mais recente trabalho: "Quiproquó" - DIVULGAÇÃO / NEANDER HERINGER

 

Mais de oito mil pessoas participaram da extensa agenda de atividades da 4ª Semana do Circo em Votorantim, que encerra sua programação hoje, às 20h, com o espetáculo Rádio Varieté, do grupo La Mínima (leia mais na página C3). Nestes dias, tanto os espetáculos noturnos e as matinês na lona principal, além das atrações realizadas no Sesc Sorocaba, ficaram lotados e muita gente acabou ficando do lado de fora, como conta Geísa Helena, uma das organizadoras do evento e artista da Trupe Koskowisck, que teve que fazer uma sessão extra no dia da sua apresentação, para atender o público que não conseguiu ocupar os 435 lugares dispostos na lona principal.

"Para a próximo ano, precisamos repensar se queremos atingir o mesmo número de pessoas ou aumentar a capacidade do evento, pois muita gente ficou para fora, a procura foi maior que o esperado. Além disso, nossa preocupação também é manter a qualidade artística deste ano", adiantou, lembrando que, com 11 dias de atividades, o diferencial, além de um aumento nos dias do evento, foi a presença de muitos artistas internacionais. "Foi muito boa a qualidade artística apresentada, como a recepção do público", comemora Geisa.

Além dos espetáculos, matinês para escolas, ainda realizaram palestras e oficinas. Para dar conta de tanto trabalho, que nesta edição contou com assinatura e incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac) e da Lei Rouanet, além do Sesc Sorocaba, Geisa destaca a parceria de uma equipe formada por 16 colaboradores.

Atrações de hoje

Hoje, a agenda segue com eventos no decorrer do dia para todos os públicos. Às 16h, no lona principal do evento na Praça Lecy de Campos, em Votorantim, o circo Caramba apresenta o espetáculo matinê Caramba, quanta bobagem, com classificação livre. A peça, com direção de Esio Magalhães, retrata o primeiro encontro de dois palhaços. Tachinha é um artista circense que tem muito orgulho de percorrer o mundo realizando sozinho um espetáculo completo. Jerônimo também é um artista, um músico que trabalha nas ruas apresentando seu número de música instrumental e passando o chapéu no final. O encontro casual dessas duas excêntricas figuras irá mudar para sempre suas vidas e proporcionará ao público momentos de emoção, assombro e diversão.

Também à tarde, mas às 17h no Sesc Sorocaba, a Trupe Koskowisck apresenta o mais recente trabalho, Quiproquó, com direção de Fernando Sampaio, do grupo La Mínima, também de classificação livre . O espetáculo apresenta um palhaço que surge para sua apresentação. Porém, está só. Seu companheiro não apareceu. É quando, a partir de uma inserção da plateia, descobre seu parceiro como espectador e resolve trazê-lo à cena, causando a maior confusão. Juntos, descobrem a origem do mundo; mostram habilidades com arco e flecha, lutam boxe e ainda realizam uma linda orquestra de garrafas. Tudo, com muita astúcia, típica do palhaço brasileiro.

Serviço

>O espetáculo Caramba, quanta bobagem, acontece às 16h, na lona principal do evento na Praça Lecy de Campos; e o Quiproquó, às 17h, no Sesc Sorocaba. A entrada é gratuita e a distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início de cada espetáculo. A Praça de Eventos "Lecy de Campos" fica na avenida 31 de março, Centro de Votorantim. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações na fan page do evento na rede social Facebook.

Espetáculo do La Mínima tem como fio condutor o rádio

Antonio Nóbrega assina a direção geral do espetáculo cujo elenco é formado por Sampaio, Domingos Montagner e Filipe Bregantim 
 
 Baseado nas artes populares, principalmente na cultura tradicional do nordeste brasileiro, o espetáculo Rádio Varieté, do grupo La Mínima, encerra hoje a extensa programação da 4ª Semana do Circo em Votorantim, às 20h, na lona principal do evento. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência. Tendo como fio condutor o rádio, um dos meios de comunicação mais populares do país, a peça concebida em 2010 é considerada uma das mais completas pelo ator e diretor Fernando Sampaio. A afirmação é sustentada na composição da obra, que conta com três grandes artistas nordestinos: Biribinha, Augusto Bonequeiro que fez uma oficina com os atores de ventroloquismo e Antonio Nóbrega, que assina a direção geral do espetáculo cujo elenco é formado por Sampaio, o ator global Domingos Montagner e Filipe Bregantim.

Sampaio reforça que a peça é recheada das mais distintas manifestações artísticas do nordeste brasileiro, como dança, música e manipulação de bonecos. "É um espetáculo de rua, concebido para a rua, fruto de um edital de fomento ao teatro de rua, e é baseado nas artes populares. Elegemos o rádio como o nosso guia desse espetáculo, pois achamos que o rádio representa muito bem essas artes como o próprio teatro de rua, a música, a dança..."

Sampaio, que produziu o espetáculo Quiproquó, da Trupe Koskowisck (leia mais na página C2), conhece muito bem o movimento do circo na região, e reconhece o esforço dos realizadores da 4ª Semana do Circo em Votorantim.

"Eu acho muio importante esse evento e aproveito para elogiar os guerreiros que são os meninos do Koskowisck e da família Guaraciaba por realizá-lo. Temos um apreço pela tradição e uma admiração muito grande por eles. Sabemos como é difícil proporcionar um festival, ainda mais um festival de circo, que já foi tão discriminado", elogia Sampaio. Apesar do desabado, o artista reconhece que, de dez anos para cá, houve muita mudança e, principalmente, reconhecimento da arte circense. "Eu sinto que nos últimos dez anos começou a melhorar. Começaram a aparecer os editais de circo, o que não existia, por exemplo."

Sinopse

No espetáculo, três artistas do teatro de variedades começam a instalar uma parafernália um tanto tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos, este conjunto toma forma de um estúdio de rádio-circo-teatro, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais.

De acordo com os realizadores, o espetáculo é uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio. Artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constróem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns.

Serviço

O espetáculo Rádio Varieté começa às 20h, na lona principal do evento, na Praça de Eventos Lecy de Campos, e a entrada é gratuita. A distribuição dos ingressos começa uma hora antes do início do espetáculo. A Praça de Eventos Lecy de Campos fica na avenida 31 de março, Centro de Votorantim. Mais informações na fan page do evento na rede social Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim