Até esta quinta-feira (20), 1.700 meninas com idade entre 11 e 13 anos foram vacinadas contra o HPV em Votorantim. Esse número representa 57% do total de 2.970 meninas na faixa etária da campanha. A meta é vacinar 80% deste o público-alvo até o dia 10 de abril. Para serem imunizadas, as meninas devem comparecer a uma das catorze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de segunda a sexta-feira, acompanhadas de um responsável e portando a carteira de vacinação.
Em Votorantim, a vacinação começou em 08 de março, com “Dia D de Vacinação Contra o HPV”, antecipando o cronograma nacional da campanha, iniciada no dia 10. Em apenas um dia, 715 meninas foram vacinadas, ou seja, 25% do total. Para divulgar o andamento da campanha e a importância da participação, a Secretaria da Saúde enviou material informativo para as escolas que têm alunos na faixa etária atendida.
A imunização contra o HPV é composta por três doses da vacina e o esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira e última após cinco anos. O HPV tem transmissão sexual e está ligado a cerca de 90% dos casos de câncer de colo de útero. O câncer de colo é o segundo principal tipo de câncer feminino no Brasil, ficando atrás apenas do tumor de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.