sexta-feira, 18 de abril de 2014

Bebê fará exames no Instituto da Criança

Jornal Cruzeiro do Sul
Giuliano Bonamim

Desembargador do TRT determina avaliação médica


Tudo indica que Sofia, atualmente com três meses de idade, seja portadora da Síndrome de Berdon - REPRODUÇÃO / FACEBOOK


A bebê Sofia Gonçalves de Lacerda, de três meses de idade, é aguardada no Instituto da Criança vinculado ao Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. A menina, nascida em Votorantim, passará por uma série de exames para diagnosticar ou não a Síndrome de Berdon -- uma doença rara que prejudica o funcionamento do intestino e da bexiga. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira pela assessoria de comunicação da instituição de saúde. O procedimento do HC é baseado em uma decisão tomada ontem pelo desembargador Márcio Moraes, do Tribunal Regional Federal (TRF). Ele exige que o hospital examine a bebê no prazo máximo de 48 horas. A notícia foi dada pelo advogado da família da criança, Antonio Miguel Navarro.
Os resultados dos exames feitos pelo HC serão novamente encaminhados ao desembargador. Dessa forma, ele tomará as medidas necessárias para, se for preciso, autorizar uma cirurgia fora do País.

A assessoria de comunicação do Tribunal Regional Federação da 3ª Região foi procurada para se pronunciar, mas ontem os funcionários estavam em recesso. Já o HC diz que aguarda a chegada do bebê, pois não é responsável pelo transporte entre Sorocaba e São Paulo.

Tudo indica que Sofia seja portadora da Síndrome de Berdon. O diagnóstico foi dado pelos médicos do Hospital da Universidade de Campinas (Unicamp).
Segundo o advogado Antonio Miguel Navarro, o desembargador entendeu que será preciso fazer os exames no HC para comprovar o diagnóstico. "É um hospital renomado e pode trazer novas informações do que já temos da Unicamp", conta. "Se o desembargador entender que a cirurgia será feita aqui no Brasil, nós vamos tentar ingressar um mandado de segurança, pois eu quero que ocorra o mais rápido possível", completa.

A mãe de Sofia, Patrícia de Lacerda da Silva, 27, também confirmou a autorização da justiça para a realização dos exames no HC. Ela diz que Sofia continua internada no Hospital Samaritano, em Sorocaba, e começou a sofrer problemas no fígado por causa da medicação.
Por enquanto, os médicos dizem que a única possibilidade de cura é uma cirurgia para o transplante de intestino. Sem condições financeiras para bancar o tratamento, que tem o custo de até R$ 1 milhão, a família iniciou uma campanha nas mídias sociais chamada de Ajude a Sofia.

A mobilização ganhou visibilidade em todo o País. Personalidades do meio artístico e também dos esportes entraram na campanha, entre eles as atrizes Giovana Antonelli, Grazzi Massafera, a cantora Claudia Leite e os jogadores Hulk e Robinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim