segunda-feira, 28 de abril de 2014

Campanha de prevenção ao câncer bucal está em todas as UBSs até dia 09

A Secretaria da Saúde de Votorantim deu início no último sábado à Campanha de Detecção e Prevenção ao Câncer Bucal. A abertura foi na Praça de Eventos "Lecy de Campos", durante as ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, mas os atendimentos também foram feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade que estavam abertas para a vacinação contra a gripe.

Pessoas de todas as idades podem buscar orientações e passar por avaliações para detectar e avaliar lesões na boca e nos lábios. No evento do sábado pela manhã, apenas nas primeiras duas horas de atendimento foram avaliadas cerca de oitenta pessoas e identificados dois casos suspeitos de câncer de boca, cujos pacientes foram encaminhados para exames mais aprofundados para verificar o diagnóstico.

O funcionário público Isael Celice, de 46 anos, foi uma das pessoas que passou pelo atendimento na praça e aprovou a iniciativa. Usuário de prótese, ele já teve machucados na boca e ficou satisfeito em poder constatar que não tem nenhum problema no momento. "É bom confirmar sempre e aprender como cuidar", comentou. As atividades na praça foram feitas em parceria da Secretaria da Saúde com o curso de Odontologia da Universidade Paulista (Unip de Sorocaba).

A Campanha do Câncer Bucal é realizada anualmente no período da vacinação contra a gripe, aproveitando o maior fluxo de pessoas nas unidades de saúde. Neste ano, ao invés de uma semana de exames, a atividade será estendida durante todo o período de vacinação e o público-alvo também foi ampliado. Conforme o diretor de Odontologia, Fernando de Paula Souza, todos os intessados podem comparecer às unidades de saúde para esclarecer dúvidas e passar por uma avaliação.

"Em anos anteriores, o alvo era principalmente as pessoas idosas devido ao uso de próteses que podem causar lesões na boca e também pelo perfil menos atento a possíveis ferimentos, mas consideramos que é importante garantir esse acesso a pessoas de todas as idades que também podem ter lesões diagnosticadas", destacou o dentista. Quem tem algum machucado, mancha, ferida ou lesão na boca que não cicatriza, deve estar atendo e procurar uma das unidades da campanha para ser examinado.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim