quinta-feira, 10 de abril de 2014

Campanha de vacinação do HPV será encerrada hoje

Jornal Cruzeiro do Sul
Guilherme Maganhato

Em Sorocaba, a vacina ainda ficará disponível nas 31 UBSs


A meta em Sorocaba foi atingida com a aplicação da vacina em 4.071 meninas, o que corresponde a 83,20% do total previsto, 4.893 - Arquivo/Adival B. Pinto

Termina hoje a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim e nas escolas de Sorocaba. Desde o dia 8 de março a vacina esteve disponível para meninas de 11 a 13 anos em todo o país. O vírus é o principal causador de câncer no útero.
Em Sorocaba, no entanto, a vacina continua disponível nas 31 UBSs da cidade. Para ser imunizada é preciso levar documento de identidade e a carteira de vacinação. Em Votorantim, de acordo com a Prefeitura, não há informações sobre a prorrogação da campanha.
Os últimos números foram divulgados na sexta-feira. Em Votorantim, 2.078 meninas tomaram a primeira dose da vacina, o que corresponde a 70% da população, um total de 2.970. A meta era atingir 80%. Já em Sorocaba a meta foi atingida, com 11.626 vacinas foram aplicadas. O total de aplicações a serem feitas na cidade é de 14.435.

O processo de imunização ocorre em três etapas e esta é a primeira. A segunda dose da vacina será aplicada em setembro e a última daqui cinco anos. Em Sorocaba, a maioria das meninas imunizadas têm 13 anos. Foram aplicadas 4.071 vacinas, o que corresponde a 83,20% do total, 4.893. Em segundo lugar ficaram as de 12 anos - 3.985 vacinadas, para 4.848 do total (80,34%). Já as de 11 anos foram 77,97%, 3.660 das 4.694 meninas no total. Os números de Votorantim não foram divulgados. <IC>(Supervisão: Admir Machado)<XC>
A infecção causada pelo vírus HPV pode não apresentar sintomas. Quando aparece, são verrugas na pele e nas mucosas. Alterações discretas podem ser identificadas apenas com exames específicos. Se o quadro for grave, as células infectadas podem perder os controles naturais do processo de multiplicação, invadindo outros tecidos e formando tumores malignos, causando o câncer. O tratamento pode ser feito com medicamentos ou cirurgia, variando de um casa para outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim