terça-feira, 29 de abril de 2014

Dia de Combate à Hipertensão registra mais de mil atendimentos


O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial foi lembrado com um mutirão de orientações e serviços em Votorantim. As atividades foram realizadas na Praça de Eventos e atraíram centenas de pessoas, registrando mais mil atendimentos. O público pode escolher que tipo de avaliação ou serviço gostaria de passar, incluindo vacinação contra a gripe, exames de boca, avaliação de risco para doenças cardiovasculares, aferição de pressão arterial e glicemia (açúcar no sangue).

Para a secretária da Saúde, Izilda Chiozzoto de Moraes, o evento cumpriu todos os seus objetivos e ainda continuará dando retorno positivo. "Além dos atendimentos, foi feito um trabalho intenso de orientação em várias áreas para incentivar atitudes mais saudáveis, mais cuidado com a saúde e a adoção de comportamentos preventivos, acreditamos que muitas pessoas que passaram pela praça vão incorporar esses ensinamentos, reduzindo risco de doenças e vivendo melhor", frisou. A secretária lembrou que pelo menos uma vez por mês, estão sendo realizados eventos em locais públicos para disseminar orientações e informações sobre prevenção em Votorantim.

O prefeito de Votorantim, Erinaldo Alves da Silva, participou das atividades, também realizou alguns exames e conversou com os munícipes sobre a importância de cuidar bem da saúde. "Temos que cuidar regularmente da saúde e procurar adotar os hábitos saudáveis para reduzir riscos e ter mais qualidade de vida", comentou.

Em uma das tendas ficou uma equipe realizando aulas de alongamento e orientando os interessados sobre a importância de hábitos saudáveis e a prática regular de atividades físicas como recursos para ter mais qualidade de vida e reduzir risco de doenças. Também havia uma tenda do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) com orientações sobre a dengue e doação de animais e equipes para orientar sobre uso de medicamentos, prática de exercícios, alimentação saudável e outros cuidados com a saúde.

Os serviços mais buscados foram a aferição de pressão arterial e o teste de glicemia, cada um com 250 atendimentos realizados. Até 10h da manhã, das 130 pessoas que já haviam passado pela avaliação da pressão arterial, aproximadamente um terço estava com o resultado acima do normal e recebeu orientação para procurar um médico. Nenhum caso de urgência, que precisasse de atendimento médico imediato, foi detectado.

O evento foi organizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com outras secretarias municipais, a Universidade Paulista (Unip) no curso de Odontologia e a Universidade de Sorocaba (Uniso), nos cursos de Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia.
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim