segunda-feira, 28 de abril de 2014

"Ela tem 60% de chance de viver por vários anos", afirma médico sobre bebê Sofia

 Ipanema online

Divulgação

O médico Rodrigo Vianna, de 43 anos, que trabalha e mora em Miami, nos Estados Unidos, falou nesta segunda-feira (28), ao Jornal da Ipanema, pela Rádio Ipanema, sobre o caso da pequena Sofia Lacerda, bebê de quatro meses, que sofre da síndrome de Berdon, doença rara. "Ela tem de 50% a 60% de chance de viver vários anos de vida após a cirurgia", disse ele.
Vianna é diretor de transplantes na Jackson Memorial Medical Center. Durante entrevista ele falou que já realizou várias cirurgias em crianças da mesma idade de Sofia. "Já fiz mais de 200 transplantes deste tipo. A criança mais nova que operei não tinha a síndrome de Berdon, mas uma doença similar, tinha três meses de idade", informou o médico. A menina precisa de transplante de órgãos multiviscerais como estômago e intestino.
O médico afirmou que as chances de Sofia sobreviver são grandes. "Em torno de 50 a 60%, que é grande se comparado à insuficiência dos órgãos. Algumas pessoas com estes casos atingem a vida adulta. Há crianças que operei há quase dez anos e estão normais", detalhou.
Segundo Vianna, uma operação igual a que a menina precisa, custa em torno de US$ 1,2 milhão. "Sofia terá que ficar nos Estados Unidos de um a dois anos. É um cuidado bastante longo. Não se pode confundir o preço da cirurgia com todos os cuidados que vai ser feito durante vários meses por várias pessoas, uma equipe grande de profissionais", citou ele.
Na última quinta-feira (24), o Hospital Samaritano, unidade onde a menina estava internada, a encaminhou em uma UTI móvel ao Instituto da Criança, localizado no Hospital das Clínicas em São Paulo, onde realizou uma bateria de exames na sexta-feira (25) e dar continuidade aos procedimentos até a chegada da cirurgia.
O advogado da família de Sofia, Miguel Navarro, informou que os exames devem ser encaminhados ao desembargador do Tribunal Regional Federal junto com a manifestação do hospital. "Caso for procedente, logicamente iremos mandá-la aos Estados Unidos. Caso seja improcedente e ele entenda que ela tem que ficar no Brasil nós entraremos com mandado de segurança contra o Judiciário. Com essa negativa nós temos a instância do STJ [Superior Tribunal de Justiça] que seria essa autoridade ditadora", informou.

Ouça a entrevista:
http://jornalipanema.com.br/noticias/sorocaba/49563-ela-tem-60-de-chance-de-viver-por-varios-anos-afirma-medico-sobre-bebe-sofia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim