quinta-feira, 3 de abril de 2014

Núcleo de Atendimento Escolar inicia ações preventivas

A equipe do Núcleo de Atendimento Odontológico Escolar, unidade inaugurada na semana passada, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Votorantim e o Serviço Social da Indústria (Sesi), deu início às orientações sobre prevenção em saúde bucal. As crianças da rede municipal de ensino que participam do Programa Sesi/SP Atleta do Futuro (PAF) estão sendo recepcionadas pelos dentistas e auxiliares da nova unidade de saúde, que fazem as primeiras explicações com foco educativo.

Com a parceria, o PAF passa de 600 para 1.350 crianças e jovens assistidos. Além de comparecer ao

Sesi-Votorantim para as atividades esportivas em várias modalidades, os alunos serão atendidos pelos dentistas da Prefeitura. Nesta semana, todas as crianças estão recebendo as primeiras orientações sobre saúde bucal, especialmente quanto à escovação e higiene e também estão levando para casa uma ficha que deverá voltar preenchida pelos pais. Com esse material, a equipe odontológica dará início à triagem para identificar as necessidades de tratamento de cada criança.

Os alunos da rede municipal de ensino e do Programa de Amparo ao Menor (Proame) – também mantido pela Prefeitura - frequentam o Sesi-Votorantim uma vez por semana, conforme explicou o orientador de Esportes e Lazer do Sesi/SP, Inaldo Pereira. Nesta quarta-feira (02), três turmas novas chegaram para iniciar as atividades esportivas. Com idade entre 09 e 10 anos, os alunos cursam o quinto ano do Ensino Fundamental na Escolas “Prof. Lauro Alves de Lima”, do Jardim Serrano, e “Profª Betty de Souza Oliveira”, da Vila Domingues e Prof. Edith Maganini, do Vossoroca.

No ginásio, receberam algumas dicas sobre como cuidar da saúde da boca e um grupo participou de escovação no Núcleo de Atendimento. Isabele dos Santos Leite, de 10 anos, gostou de acompanhar a escovação em uma réplica das arcadas dentárias e uma escova com tamanho aumentado. Disse que foi ao dentista apenas uma vez, também em atendimento escolar realizado pela Prefeitura, e gostou da ideia de saber se está tudo bem com seus dentes. “Aqui vai ter várias coisas legais e essa é importante também”, disse.

Já Gabriel Miranda Pedroso, de 10 anos, contou que teve uma cárie em um dente de leite que já caiu e não quer isso acontecendo de novo, por isso acha que precisa aprender mais sobre prevenção. A dentista Ana Claudia de Moura Barros é a coordenadora do Núcleo e explica que as triagens clínicas serão realizadas a partir das próximas semanas e em seguida será organizado o fluxo de atendimentos e a logística entre as atividades do PAF e da odontologia para os tratamentos.

Pela Prefeitura, a parceria envolve as Secretarias da Educação e de Desporto, além da própria Saúde, envolvidas conjuntamente na realização dos serviços e atendimentos, além da organização e o transporte das crianças. As instalações e estrutura são mantidas pelo Sesi por meio do PAF, com o apoio institucional do Grupo Splice.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim