quinta-feira, 3 de abril de 2014

Última semana da vacinação contra o HPV


A imunização é para meninas de 11 a 13 anos e o atendimento é nas treze Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira.


Termina no dia 10 de abril, quinta-feira da próxima semana, o prazo para vacinar meninas com idade entre 11 e 13 anos contra o HPV, vírus que está relacionado a 90% dos casos de câncer de útero. Em Votorantim, até esta quarta-feira, dia 02, 70% das 2.970 meninas estimadas na faixa erária da campanha já compareceram aos postos de vacinação e a meta é atingir 80% deste total até o encerramento.

Desde o dia 08 de março, 2.078 meninas receberam a dose da vacina nas treze Unidades Básicas de Saúde da cidade. As UBSs que mais vacinaram foram as que atendem as regiões do Itapeva e Jardim Serrano, seguidas pela unidade da Vila Nova, todas regiões mais populosas ou onde se concentram mais meninas na faixa etária da campanha. Para que a cidade atinja a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, em uma semana é necessário vacinar mais pelo menos 298 meninas.

Celeste Camargo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, explica que não há informações sobre prorrogação da campanha e por isso, os pais e responsáveis devem estar atentos e não devem deixar de levar as jovens de 11 a 13 anos para tomar a vacina. “É muito importante para que estejam imunizadas quando estiverem mais expostas à contaminação que é por via sexual. Precisamos da conscientização dos pais para que no futuro elas estejam protegicas do HPV e de todas as doenças e complicações que ele provoca”, frisou.

A imunização contra o HPV é composta por três doses da vacina e o esquema estabelecido pelo Ministério da Saúde é que a segunda dose seja aplicada em setembro e a terceira e última após cinco anos. Para serem imunizadas, as meninas devem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de segunda a sexta-feira, acompanhadas de um responsável e portando a carteira de vacinação. Para divulgar o andamento da campanha e a importância da participação, a Secretaria da Saúde enviou material informativo para as escolas que têm alunos na faixa etária atendida.


--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim