Quem não conseguiu comparecer para uma avaliação durante as duas semanas da campanha, deve procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, onde os dentistas estão preparados e podem fazer o exame em qualquer época do ano. No mês passado, antes do início da campanha, todos os dentistas da rede municipal passaram por uma atualização na área, justamente para ampliar o foco sobre o câncer e a identificação de lesões suspeitas.
O número de pacientes com alguma alteração identificada durante a campanha e que foram encaminhados para exames especializados e a verificação do diagnóstico também aumentou, mas em uma proporção um pouco inferior em comparação ao número de 2013. No ano passado, foram 34 casos encaminhados e neste ano foram 49. No ano passado, um em cada 21 pacientes foi encaminhados para mais exames e neste ano, a proporção foi de um para cada 22.
Para o diretor de Odontologia da Secretaria da Saúde, o dentista Fernando de Paula Souza Júnior, o resultado da campanha foi positivo não apenas pelo maior número de pessoas conscientes sobre a importância de fazer uma avaliação, mas pela divulgação de informações. "Nosso principal objetivo é a orientar, preparar as pessoas para identificar lesões, feridas ou outras alterações que merecem atenção e precisam ser avaliadas por um profissional da Odontologia", ressaltou.
Segundo o diretor, com a divulgação e as ações realizadas, a expectativa é que a campanha continue gerando retorno, com a adoção de hábitos preventivos e a procura pelas unidades de saúde. Sobre o aumento do número de pessoas examinadas em comparação com o ano passado, pode estar associado à estratégia da campanha deste ano, que teve uma abertura oficial no sábado, dia 26, com dentistas em todas as UBSs e também uma ação concentrada na Praça de Eventos, em parceria com a Universidade Paulista (Unip). Somente na manhã do dia 26, na praça, foram examinadas 120 pessoas, das quais 14 tiveram alteações identificadas.
Ficar atento
A população deve estar atenta a qualquer alteração nos lábios, gengiva, língua e toda a parte interna da boca. Se houver uma ferida que não cicatriza, uma mancha, um machucado, é indicado procurar um dentista.
Pessoas de todas as idades devem auto-examinar a boca frequentemente em frente ao espelho. Essa dica é mais importante para alguns grupos com maior risco de desenvolver tumores de boca como os idosos, por exemplo, devido ao uso de próteses, desde as pontes móveis, pontes fixas e dentaduras de todos os tipos. A orientação é reforçada, ainda, para os fumantes e pessoas que consomem álcool regularmente. Os especialistas, explicam que, quanto mais cedo for identificado um tumor de boca, maiores são as chances de cura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.