sábado, 3 de maio de 2014

Cinese abre espaço para artistas da cena independente

Jornal Cruzeiro do Sul
Felipe Shikama


Projeto da Secretaria de Cultura de Votorantim começa amanhã e ocorrerá mensalmente

O rapper sorocabano Eumesmo Angelo - DIVULGAÇÃO
 
 
Com objetivo de abrir espaço para as mais variadas expressões artísticas autorais, a Secretaria de Cultura de Votorantim estreia amanhã o projeto Cinese com três apresentações de artistas consagrados na cena independente da região. O evento gratuito ocorre das 15h às 21h no espaço Aquário Cultura e além do quarteto paulistano de bluegrass O Bardo e o Banjo, recebe o rapper sorocabano Eumesmo Angelo e o pianista e compositor João Leopoldo, também de Sorocaba.

Realizado pela Secretaria de Cultura da cidade em parceria com a produtora Sumo Cultural, o projeto será realizado mensalmente, sempre no segundo domingo de cada mês. Apenas a edição de estreia foi antecipada em virtude do Dia das Mães comemorado no próximo dia 11.

De acordo com o secretário de Cultura de Votorantim, Marcelo Domingues, além de ser uma vitrine para os artistas independentes, o projeto também pretende se transformar em um espaço para a troca de ideias sobre artes em geral. "A ideia é que artistas independentes, de todas as expressões artísticas, possam se apresentar e se encontrar neste espaço", defende.

A curadoria do projeto Cinese é do Sumo Cultural, mas interessados em apresentar seu trabalho autoral podem procurar a Secretaria de Cultura de Votorantim. Domingues assinala que a parceria entre a prefeitura da cidade com a produtora Sumo Cultural se repete após a experiência positiva do Festival UFSCar de Música, realizado em novembro na Praça Zeca Padeiro, em Vororantim. "Aquela parceria foi bacana e rendeu frutos. Tenho certeza de que esse projeto vem pra ficar", comemora.

Marcelo Domingues acrescenta que a ideia é que o projeto não se limite em abrir espaço apenas para trabalhos de artistas votorantinenses. "A arte vinda de artistas de outros lugares agrega valor cultural para a própria cidade e contribui com a troca de conhecimento. Então, artistas independentes não apenas da região, mas de qualquer lugar, podem participar", garante.
Além das apresentações musicais de João Leopoldo, Eumesmo Angelo e O Bardo e o Banjo, a edição de estreia do projeto receberá a exposição Ad Infinitum, que reúne ilustrações da artista visual Amanda Morettini; a exposição fotográfica Mulheres, de Jéssica Molina, e o resultado de um projeto de extensão coordenado pela professora doutora Rosalina Burgos, da UFSCar Sorocaba, intitulada Sorocaba ontem e hoje: vida cotidiana e espaço urbano.

O Aquário Cultura fica na rua avenida Moacir Oséias Guiti, 41, ao lado da praça de eventos Lecy de Campos. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim