sexta-feira, 16 de maio de 2014

Escolas da rede municipal recebem 23 mil livros novos e 47 bibliotecas móveis


A Secretaria da Educação de Votorantim finalizou oficialmente nesta sexta-feira (16), a entrega de 23 mil novos livros e 47 bibliotecas móveis para todas as unidades escolares da rede. As estantes serão itinerantes dentro da própria escola, utilizadas em atividades nas salas de aula, áreas coletivas ou mesmo nos espaços específicos de leitura e bibliotecas, de acordo com a necessidade, criatividade ou fazendo parte dos projetos pedagógicos desenvolvidos com cada turma.

Para marcar a ação, duas unidades foram visitadas pela secretária da Educação, Isabel Dias de Moraes Cardoso, a direção e a supervisão da Seed, que observaram o novo material já em uso pelas crianças. Apenas para as bibliotecas móveis, cada Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) recebeu cerca de duzendos livros e as Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental receberam cada uma cerca de quatrocentos livros.

As entregas começaram no final do ano passado e tiveram continuidade neste primeiro semestre de 2014. Outras remessas também foram destinadas às unidades de acordo com a necessidade e todas as publicações foram direcionadas de acordo com a faixa etária dos alunos de cada escola. São mais de 200 títulos diferentes, todos expoentes da literatura infantil e de autores consagrados como Tatiana Belinky, Eva Furnari, Ruth Rocha, Ziraldo, Elias José, José Paulo Paes, entre outros.

"Os benefícios da leitura são muitos, em todas as fases da vida, mas para as crianças são determinantes a medida que, comprovadamente, auxilia no processo de aprendizagem, estimulando a criatividade e incentivando o hábito da leitura, por exemplo. Por isso, este é um dos nossos principais alvos e além de ampliar e renovar o acervo, temos estimulado e apoiado o desenvolvimento de ações visando à formação de novos leitores em toda a rede", destacou a secretária da Educação durante a visita ao Cmei "Maria José de Oliveira", no bairro Itapeva.

Na unidade, a classe do Maternal 2, com crianças de três a quatro anos, foi chamada para a inauguração oficial da biblioteca móvel. Convidados para escolher livros, os pequenos logo se familiarizaram com as publicações. Kauany Vitória, de 3 anos, acabou atraindo a atenção inclusive da equipe gestora da Secretaria da Educação ao manusear os livros e criar suas próprias versões para as histórias de acordo com o que já conhecia e a obsevação das ilustrações. Entre um livro e outro, a menina afirmou que gosta de "ler" porque aprendeu com a professora que conta as histórias na escola.

A Escola de Educação Infantil "Gilberto Santos", no Parque Jataí, foi a segunda unidade visitada e oferece aos seus mais de duzentos alunos uma biblioteca que foi reformada no ano passado, recebendo vários recursos para o incentivo à leitura e a prática de ensino utilizando a literatura.

Os alunos do terceiro ano escolheram livros para levar para casa no final de semana. Nathália Souza, de 8 anos, contou que adora ler e afirmou que leva dois dias para "terminar um livro com 31 páginas", sem precisar pensar, ela soube responder qual foi o último livro lido e quando terminou: "Dentes de Vampiro e terminei sexta-feira passada", disse com segurança. A escolha de Nathália para o final de semana foi a publicação "Como desenhar Animais ferozes".

A Secretaria da Educação destaca que a leitura leva a criança a desenvolver sua imaginação, suas emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Comprovadamente, ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo. A secretária da Educação, Isabel Dias de Moraes Cardoso, acentua que quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela tornar-se um adulto leitor. Com o hábito da leitura, a criança também adquire uma postura crítico-reflexiva extremamente relevante a sua formação.

Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim