sexta-feira, 23 de maio de 2014

Idesp aponta elevação da qualidade do ensino em Votorantim

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) foi divulgado esta semana e apontou a elevação da qualidade do ensino nas escolas municipais de Votorantim em 2013. O indicador, que é uma importante ferramenta de avaliação do trabalho realizado pela rede de ensino, teve nota 4,62 e, não apenas melhorou em relação ao ano anterior, como ainda reverteu a tendência de queda que vinha sendo observada nos últimos dois anos - com a nota 4,53 em 2011 e a redução registrada no ano de 2012, quando a nota geral das escolas municipais caiu para 4,42.

A informação foi bem recebida por gestores e toda equipe da Secretaria Municipal da Educação, não apenas pelo resultado em números, mas por atestar que as ações e planos desenvolvidos estão no caminho certo. O prefeito Erinaldo Alves da Silva, que trabalhou na área da educação por mais de trinta anos, reforçou a importância dos indicadores para a gestão do ensino, avaliando como o trabalho vem sendo feito, a linha de condução, a atuação dos educadores, desempenho dos alunos, entre outros fatores, para o acompanhamento, avaliação e direcionamento das ações.

"Resultados positivos em início de trabalho apontam que o caminho está certo e ainda nos impulsionam a continuar e a utilizar essas ferramentas para avançar mais. A nota é geral para toda a rede e resultado do trabalho de toda a equipe da Secretaria da Educação", frisou o prefeito. A secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso, concorda que o Idesp não apenas atesta o resultado por meio de uma nota e explica que o índice agora passará por análises mais específicas em cada área, avaliações da equipe técnica da secretaria e o encaminhamento de ações, nos projetos que já estão em andamento e também em novos planos que se mostrem necessários.

"Costumo dizer que o primeiro ano representa um grande desafio para os gestores, devido às fases de planejamento e implantação de mudanças que ocorrem simultaneamente à rotina", acentuou. Os resultados desse trabalho, segundo a secretária, são muito esperados para dar continuidade ao projeto e ajustar o que for necessário. "Por isso, recebemos com satisfação a nota do Idesp e já estamos trabalhando com o desmembramento desses dados para que realmente cumpram a finalidade desse indicador tão importante que é não apenas fornecer um diagnóstico, mas sinalizar o andamento dos trabalhos ano a ano e auxiliar em busca das melhorias", completou.

Neste sentido, o Idesp vem sendo trabalhado pelas equipes gestoras desde quarta-feira quando foi divulgado, em uma análise geral e também quanto aos microdados. Estão sendo desmembradas as notas por escolas e em cada critério do indicador para identificar o que precisa ser observado, conforme destacou a professora-orientadora da Oficina Pedagógica, Rosângela Cordeiro Sanctis. Cada escola deverá fazer o mesmo, individualmente e com o apoio técnico da Seed, estudando a sua evolução, as suas notas e promovendo as análises e planos necessários.

Ações integradas e de suporte

A secretária da Educação, Isabel Cardoso, atribui a elevação do Idesp em Votorantim no ano passado a várias ações integradas e de organização, iniciadas nos primeiros meses de 2013, preparando a rede para trabalhar e saber avaliar os indicadores. Essa ação envolveu principalmente os coordenadores pedagógicos de cada escola, fornecendo subsídio técnico para esta atividade. "Consideramos três etapas do ano passado neste processo, além de conhecer os indicadores, foi necessário trabalhar para que as coordenações passassem a atuar com um planejamento focado e recebessem o apoio técnico pedagógico por parte da Secretaria", resumiu Isabel.

Essa etapa do suporte técnico foi viabilizada com a formação da Equipe de Apoio Pedagógico da Seed, com cinco professores que percorrem as escolas e atuam de forma conjunta. O projeto tem mais etapas em andamento e previstas. Entre elas, a secretária destaca a formação continuada para professores que desde o ano passado vem sendo feita e será mantida e organização do currículo da área da Educação que já está em estudo.

Também serão fortalecidas as ações de incentivo aos projetos pedagógicos voltados à leitura em todas as fases de aprendizado. "Este tem sido um dos nossos focos para promover atividades que aproximem e envolvam as crianças com a prática de leitura e o contato com os livros e outros textos. Vários tipos de textos devem circular em um ambiente educador, livros, jornais, revistas e os vários gêneros literários. As práticas também devem ser variadas, criativas e isso contribui para a formação de leitores e o processo de aprendizagem em todas as etapas da vida. O Idesp já aponta que estamos buscando o que realmente reflete na qualidade, não só do ensino, mas da formação dos cidadãos", completou a secretária.


Secom Votorantim




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim