segunda-feira, 5 de maio de 2014

Reinserção no mercado de trabalho de maneira facilitada

Jornal Ipanema

 
 Posto de Atendimento ao Trabalhador de Sorocaba auxilia quem busca emprego



 Josyquele Pereira cadastra seu currículono atendimento à procura de emprego
Alana Damasceno

Na quinta-feira (1) foi comemorado o Dia do Trabalhador. Uma boa notícia. A busca por emprego em Sorocaba pode ser mais fácil do que as pessoas imaginam. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 13 mil pessoas foram encaminhadas para entrevistas de emprego por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), órgão que auxilia o interessado na busca por uma oportunidade na área de trabalho.
Cerca de 260 empresas procuraram o posto para contratação de mão de obra. No total, até o momento, duas mil pessoas foram recolocadas no mercado.
Desde a existência do PAT, criado em 1996, as estatísticas de contratação no município vêm aumentando, de acordo com Edson Salinas, coordenador do posto. “Cerca de mil pessoas são contratadas mensalmente”, detalha ele. “O mercado está aquecido. Shoppings foram inaugurados.
Conseguimos três cartas de encaminhamento por interessado”, informa Salinas. No caso, cada encaminhamento equivale a uma entrevista de emprego.
Para se cadastrar basta levar os documentos pessoais como CPF e RG além da Carteira de Trabalho. Caso não tenha  a carteira, a pessoa pode emiti-la no próprio posto. A partir deste ponto, o interessado cadastra seus dados com um atendente que atualizará as informações traçando seu perfil e o encaminhando, assim, à vaga correspondente ao que ele deseja. “Para mim é muito gratificante ver o cidadão sair daqui empregado.
Cada cartinha que retorna para a gente com uma pessoa, seja um pai de família, que esteja contratado, é uma alegria”, emociona-se Salinas. “Estou aqui há 12 anos e fico feliz com cada pessoa que sai daqui empregada. Cada pessoa contratada é como se fosse um gol marcado”.
Para Josyquele Pereira, de 23 anos, que mora em Sorocaba há apenas seis meses e estava esperando para ser atendida no PAT, o posto é uma ótima opção. “Vim de Indaiatuba e senti facilidade ao cadastrar meu currículo”, conta. Já Rubens Cravo, 35 anos, morador do bairro Parada do Alto foi ao prédio por recomendação de seu irmão. “Ele conseguiu emprego vindo até aqui e me recomendou o mesmo”.
Diariamente 300 pessoas procuram por serviços no PAT. Seja para emitir ou fazer a segunda via de Carteira de Trabalhou ou cadastrar o currículo. As áreas que mais contratam, segundo o coordenador, são em ordem: indústria, serviços, comércio e construção civil.
De acordo com a demanda do serviço, o interessado que cadastra seu currículo já pode fazer sair empregado do próprio local, através da “sala do empresário”, espaço disponibilizado no PAT em que a empresa que busca a contratação entrevista ali mesmo a pessoa para a vaga. O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na rua Coronel Cavalheiros, número 353, esquina com a rua Leopoldo Machado.
Cursos gratuitos
Além da Prefeitura de Sorocaba trabalhar com um agente facilitador de contratação de vagas de emprego, há também a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten), que disponibiliza cursos de capacitação nos segmentos de informática, alimentação, beleza, administrativo, metalmecânica, eletroeletrônico, comércio, serviços e línguas.
A Uniten desenvolve ainda, na sua sede - avenida General Osório, 1.840, em parceria com o Senai/Senac/ITSP, cursos gratuitos dos programas do governos do Estado e federal (Pronatec). Estão previstas inscrições para o mês de maio em diversos segmentos através dos programas do governo federal e estadual.
Para se candidatar as vagas o munícipe deverá efetuar seu cadastro utilizando os links abaixo no momento em que as mesmas forem disponibilizadas. Para manter-se informado sobre o período de inscrições solicitamos consultar regularmente o site da UNITEN -  http://unite.sorocaba.sp.gov.br/home no ícone “notícias ou Cursos em aberto”. Informações pelo número 156.
 Centro de Atendimento ao Trabalhador
Em Votorantim existe o CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), que funciona nos mesmos moldes do PAT. De acordo com dados da prefeitura do município em 2014, até o início da semana foram realizados 620 atendimentos que são cadastramentos de currículos, atendimento ao público e encaminhamentos para entrevistas.
O CAT está localizado na avenida Moacir Oséias Guitti, com entrada pela Praça de Eventos Lecy de Campos.
 Cursos em Votorantim
Existem nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Novo Mundo, Promorar e Fornazari cursos de Cabeleireiro e Desenho Artístico. Os cursos são preferencialmente destinados a pessoas inscritas em programas sociais, mas é permitida a participação de outros interessados.
Existem turmas recém iniciadas e ainda é possível se inscrever. Em junho o Projeto Pérola estará com inscrições abertas para aulas de informática para pessoas com idade a partir de 14 anos. Os interessados devem comparecer na sede que fica na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 301. Mais informações pelo número (15) 3353-8533.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim