A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em todo o Brasil devido ao não atingimento da meta de adesão de 80% da população-alvo. Com a aproximação dos meses mais frios, as autoridades de saúde alertam que as pessoas contempladas pela campanha não devem deixar de se proteger pois os grupos que estão sendo convocados para a campanha têm comprovadamente mais riscos de complicacções graves em caso de contraírem a gripe. Em Votorantim, até esta quinta-feira, dia 08, foram vacinadas 16.688 pessoas, número que corresponde a 62% do total estimado e a Secretaria da Saúde ampliou o atendimento por mais uma semana, até a próxima sexta-feira, dia 16.
Nenhum dos cinco grupos prioritários da campanha alcançou a meta de adesão na cidade. A menor procura tem sido das gestantes, com 47,8%, seguidas pelos profissionais de saúde, com 53,4%. Crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos e os idosos com mais de 60 tiveram praticamente a mesma procura até esta semana, com 64,7% e 64,6% respectivamente. Já as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, chamadas puerperas, tiveram 66,3% de cobertura.
A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozotto de Moraes, destaca a importância da vacinação já que a gripe é uma doença que pode evoluir de forma grave e a vacina é a melhor maneira de evitá-la. "Muitas pessoas costumam confundir qualquer indisposição ou resfriado com a gripe, mas a gripe apresenta um quadro mais intenso e agressivo, o que pode ocasionar complicações graves como a pneumonia, especialmente nesses grupos contemplados na campanha, como os idosos, as crianças e as gestantes. Os profissionais de saúde também precisam se proteger devido ao contato com pessoas enfermas", destacou.
Sobre a crença de algumas pessoas de que a vacina pode provocar sintomas ou até a própria gripe, a secretária esclarece que isso não passa de um boato pois na composição da vacina não há vírus vivos e, portanto, é impossível que alguém adoeça devido à dose recebida.
Postos de vacinação
De segunda a sexta-feira, a vacina está disponível em doze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade das 8h às 17h, e também na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), localizada na rua Antônio Fernandes, n° 50, das 8h às 16h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3243-2619.
Em todo o Brasil, mais de 49 milhões de pessoas fazem parte do público da campanha. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), em Votorantim, a estimativa é que sejam 26.930 dentro dos critérios estabelecidos.
09/05/2014
Secom Votorantim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.