No período da manhã, a abertura foi feita pela secretária da Educação, Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso. Em seguida, as presentes puderam acompanhar a palestra sobre "O Cuidar na creche", com Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, supervisora de ensino e membro da Comissão de Avaliação da Educação Infantil da Secretaria da Educação de Sorocaba. O conteúdo ministrado foi baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e seus princípios éticos, estéticos e políticos, com foco no cuidado.
Com recursos audiovisuais, a palestra trabalhou as questões e as relações técnicas e humanas no cotidiano das creches, estimulando uma sensibilização sobre a amplitude da atuação do auxiliar de serviços infantis no processo de aprendizagem, na formação e no desenvolvimento do indivíduo. Conforme a palestrante, o cuidar tem um aspecto amplo que envolve o olhar, agir, brincar, respeitar, limpar, proteger, conhecer a família e a história das crianças, entre outros aspectos.
"Através do olhar, por exemplo, somos capazes de transmitir sentimentos e valores, por isso nossa proposta é pensar quem somos nós nesse cuidar. Somos capazes de sentir e fazer sentir, emocionar e nos emocionar, envolver e sermos envolvidos, afetar e sermos afetados e acreditar, sem rotular, transmitindo confiança", destacou Gilsemara que ainda desmembrou o tema com exemplos e momentos de interação.
No período da tarde, nos dois dias, as auxiliares têm à disposição quatro oficinas complementares com os temas "A importância de brincar no berçário II", "A Saúde na creche" - ministrado por equipe da Secretaria da Saúde, "A Arte de contar histórias" - em parceria com a Secretaria da Cultura e equipe do programa Conto & Cia, e Entendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)". Além das auxiliares da rede municipal, o encontro foi destinado às auxiliares da creche conveniada mantida pela Associação Votorantinense de Amparo ao Menor (Avam).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.