quarta-feira, 23 de julho de 2014

Investigação de roubo em condomínio ajuda a esclarecer furto de medicamentos

Jornal Cruzeiro do Sul

Diego Moura Dias, de 26 anos, é o autor de ambos os crimes


Com apenas 26 anos, Dias já tem uma longa lista de crimes praticados - EMÍDIO MARQUES

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG), esclareceu na manhã desta quarta-feira (23), um furto de medicamentos realizado na cidade de Laranjal Paulista no dia 4 deste mês. O esclarecimento do caso ocorreu durante uma investigação paralela sobre um assalto ocorrido no dia 20 de junho, a uma residência localizada em um condomínio no bairro Brigadeiro Tobias, em Sorocaba.

Segundo o delegado José Humberto Urban Filho, Diego Moura Dias, de 26 anos, é o autor de ambos os crimes. Ele explica que no dia 21 de junho, dia seguinte do roubo no condomínio, policiais militares abordaram um veículo VW Gol, no Jardim Archilla, em Votorantim que era conduzido por Dias e que no interior do carro foram encontradas várias notas de real e dólar, além de uma nota de peso colombiano, que foram apreendidas. A investigação foi assumida pela Polícia Civil e a vítima do assalto foi chamada para reconhecer o homem, que imediatamente confirmou que Dias havia entrado em sua residência e levado, entre aparelhos eletrônicos, veículo e dinheiro em espécie, aproximadamente R$ 250 mil.

No momento do assalto, além de Dias, mais quatro ou cinco homens também entraram na residência e no momento da fuga deixaram algumas notas para trás e as cédulas foram comparadas às apreendidas foi constatado que era sequenciais, ou seja, eram provenientes do roubo. Já com essa informação foi expedido um mandado de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar, e no cumprimento dos referidos mandados foram encontrados três mil medicamentos na casa de Dias.

A DIG passou então a investigar também a origem dos medicamentos, trabalhando com duas hipóteses: a de um possível desvio de mercadoria e também o levantamento de furtos e roubos em farmácias de Sorocaba e região. Durante essa pesquisa foi contatado o furto em uma drogaria de Laranjal Paulista. Os investigadores também tiveram acesso à vídeos de câmeras de segurança da farmácia e puderam constatar que o autor da ação, em parceria com mais um indivíduo, ainda não identificado, se tratava de Dias. "Os medicamentos foram devolvidos ao proprietário do estabelecimento e ele nos contou que se não houvesse a recuperação da mercadoria, com certeza, teria que fechar o comércio".

Entre os vários tipos de remédios estão alguns bem populares, como Tylenol, Allegra D, Fluimucil, Buscofen, Plasil, Viagra, Bactrim, Gardenal, Ponstan, Digesan, Polaramine e Decongex, entre outros. Há ainda os chamados remédios de tarja preta, como Rivotril, Clonazepam, Lorax, Alprazolam e outros.

Meticuloso


Durante a apresentação do caso, José Humberto Urban Filho fez questão de destacar a meticulosidade com que Dias preparava os furtos e assaltos. "Mesmo tendo apenas 26 anos, nota-se que ele estuda todas as situações e que pratica apenas crimes financeiramente grandes". O homem já foi condenado por dois roubos e cumpriu pena até junho de 2013.

O delegado também acredita que com base nas informações que já possui será possível constatar outros crimes praticados por Dias. "O que se percebe é que ele variava os locais de ação para tentar despistar a investigação, por isso acredito que tenha agido em outras cidades da região," conclui.

Diego Moura Dias está sendo indiciado por roubo qualificado e será encaminhado so Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim