sábado, 5 de julho de 2014

Passeio levará estudantes a pontos históricos e culturais


Contadoras de histórias guiarão e promoverão dinâmicas e interações com as crianças em seis locais: Bairro Santa Helena, Cachoeira da Chave, Bairro da Chave, Represa de Itupararanga, Bairro Barra Funda e Museu Municipal.

A partir do próximo mês, estudantes da rede municipal de Votorantim visitarão pontos históricos e de importância cultural da cidade para conhecer mais sobre suas raízes e enriquecer os estudos. A iniciativa é da Secretaria da Cultura, Turismo e Lazer (Sectur), que atua em parceria com a Secretaria da Educação (Seed) e a Associação Cultural Votorantim e a realização da empresa Votorantim Energia.

O passeio é voltado aos estudantes dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental totalizando cerca de 2.500 crianças de 9 a 11 anos. Em grupos que sairão sempre às segundas-feiras e com o acompanhamento e a interação de contadoras de histórias, os estudantes percorrerão seis locais em diferentes regiões da cidade: Bairro Santa Helena, Cachoeira da Chave, Bairro da Chave, Represa de Itupararanga, Bairro Barra Funda e Museu Municipal.

O roteiro foi apresentado em primeira mão aos professores das turmas que farão o passeio até o final do ano. Além de visitarem os locais e participarem das apresentações e dinâmicas exatamente como será feito com as crianças, os professores tiveram uma capacitação conhecendo o trabalho que também terá uma etapa em sala de aula. Conforme as Secretarias da Cultura e da Educação, o conteúdo apresentado e vivenciado no passeio será complementado na escola com atividades e a continuidade da abordagem.

Marcelo Domingues, titular da Sectur, explica que todo o trabalho vem sendo construído a partir de pesquisas sobre a história de Votorantim em publicações existentes e também da colaboração de historiadores locais, como o professor João Antônio de Queiroz. "Neste processo, a apresentação aos professores era mais uma etapa importante porque eles voltarão com as crianças e também estarão abordando os temas em sala de aula", comentou. Um livreto com o roteiro, dados históricos e informações complementares está sendo preparado para compor e dar suporte ao passeio.

As contatoras de história Edna Souza Cruz e Aline Rosa atuam também durante os trajetos, entre uma e outra parada. Fornecem dados sobre a cidade, apresentam a bandeira do município e vão oferecendo aos participantes a oportunidade de interagir. No caso dos professores, essa interação foi bastante expressiva porque muitos cresceram em Votorantim e contribuíram com relatos da infância e da família.

Alguns locais da cidade são mostrados durante a passagem do ônibus, então o passeio vai além dos seis pontos onde há o desembarque. Nesses locais, além de relatar os fatos de uma maneira compreensível para a faixa etária do programa, as contadoras realizam dinâmicas e utilizam recursos lúdicos para atrair a atenção e auxiliar no processo de aprendizagem. No bairro Santa Helena, por exemplo, onde há a fábrica de cimento, a história é contada durante uma atividade em que as crianças brincam se transformar em estátuas de cimento.

No bairro da Chave, a parada é na Praça da Bandeira, onde é explicada a origem do nome do bairro que surgiu devido ao percurso do trem e à atividade do maquinista que precisava acionar uma chave para que a composição parasse no bairro possibilitando o desembarque dos operários que ali residiam e voltavam do trabalho nas fábricas. Associada a essa informação, a participação de todos os presentes é estimulada com a declamação do poema Trem de Ferro, de Manoel Bandeira.

O último ponto do passeio é o Museu Municipal para uma visita e reconhecimento do acervo. "O encerramento no museu é interessante porque os participantes já estão mais familiarizados com a história e ao se depararem com as peças do acervo as informações são complementadas, auxiliando para que haja a identidade da criança com o patrimônio histórico da cidade, da sua comunidade", completou o secretário da Cultura. Conforme Marcelo Domingues, os passeios inicialmente serão destinados aos alunos da rede municipal, mas existe a intenção de abrir o acesso a outros públicos em uma segunda fase da atividade, ainda sem data prevista.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim