Com mais conhecimento técnico e a diversificação do cardápio, alunos do Curso de Cozinheiro Geral, oferecido em parceria pela Prefeitura de Votorantim com o programa do Governo do Estado "Via Rápida Emprego", receberam certificados esta semana e já estão aproveitando o conteúdo adquirido. A maioria dos participantes já tinha alguma atividade culinária e alguns já atuavam na área aceitando encomendas dos conhecidos. Com o curso, novos objetivos são unânimes no grupo.
As aulas práticas foram as preferidas dos alunos, num total de nove encontros com experiências novas e possibilidade de treinar e conferir o resultado no mesmo dia. Crepes, cupcakes, donuts americano e pratos da culinária mineira estiveram entre os preferidos nas aulas práticas, mas algumas dicas que simplificam a atuação na cozinha também fizeram sucesso. "Eu usava um único saco de confeitar e aprendi a deixar dois ou três já preparados, o que facilita o processo, uma dica simples que eu adorei", empolga-se Maria Aparecida Queiroz Custódio. A aluna já fazia bolos para fora e com o curso vê a possibilidade de ampliar sua atuação profissional, mas também no cotidiano doméstico. "Aprendi um jeito novo e muito melhor para empanar e já testei em casa", conta a aluna que mora na Vila Nova.
Para a professora Luciana Schleetz o período de dois meses do curso foi igualmente satisfatório pelo interesse e pelo retorno positivo dos alunos, superando os objetivos voltados à capacitação. "Na verdade, houve muita troca, esse período de convivência. Foi muito bom para todas as partes e o aproveitamento da turma com o conteúdo ministrado foi muito bom", comentou.
Esse aproveitamento foi confirmado por Sidnéia de Fátima Germano Capato, moradora do bairro Santos Dumont. Amigos sugeriram que ela fizesse o curso para aprimorar seus negócios no atendimento de encomendas de doces e salgados e ela ficou satisfeita em vários sentidos. "Eu fazia as coisas de maneira amadora, receber as dicas de uma profissional com experiência faz muita diferença e a principal mudança é que eu aprendi a valorizar meu trabalho", contou. Novas receitas, como crepes e decoração em pasta americana devem ser as primeiras novidades nos negócios de Sidnéia, que também já incluiu os cupcakes no seu cardápio.
As aulas foram oferecidas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que conta com uma cozinha para atividades de capacitação. O programa recebe também o apoio do Centro Paula Souza, que executa o curso. A parceria que mantém os cursos do Programa Via Rápida é viabilizada pela Secretaria Municipal da Cidadania e Geração de Renda (Seci) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).
Inscrições ao Via Rápida
Podem participar dos cursos pessoas de 16 anos a 60 anos. Os interessados em participar dos cursos do "Via Rápida Emprego" devem fazer o cadastro no site do programa fazendo a busca pelo nome da cidade e escolhendo o curso de preferência.
Todas as outras informações, como documentos necessários para o cadastro, estão no www.viarapida.sp.gov.br.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.