terça-feira, 29 de julho de 2014

Semana do Aleitamento Materno terá atividades em todas as UBSs

"Amamentação: um ganho para toda vida" é o tema mundial da semana neste ano, reforçando os benefícios do aleitamento e estimulando que dúvidas e dificuldades sejam superadas para o bem das crianças, não apenas na primeira infância mais ao longo da vida.


De 01 a 08 de agosto, em atenção à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde, promove várias atividades para chamar atenção sobre a importância do leite da mãe para o crescimento dos bebês e os benefícios que essa prática proporciona. O tema universal deste ano é "Amamentação: um ganho para toda vida" e será trabalhado com atividades em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade estimulando que gestantes esclareçam suas dúvidas e sejam orientadas a se preparar para a amamentação, bem como para auxiliar quem apresenta alguma dificuldade e confraternizar com aquelas que já amamentam seus filhos.

A secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, explica que cada UBS se organizou para preparar sua programação. Haverá palestras, atendimentos, momentos de amamentação e várias ações. "Para o encerramento, preparamos um encontro para os profissionais de saúde como forma de reforçar conceitos, uma vez que todos têm compromisso em incentivar o aleitamento e, em suas atividades, podem auxiliar as mulheres sobre o assunto. Com esse olhar mais focado, haverá sempre mais chances de conseguirmos favorecer e incentivar de fato o aleitamento", explicou.

O encontro para os profissionais será na sede da Associação Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), no dia 08 de agosto, às 8h e terá como tema "Intercorrências no período de aleitamento". A convidada é a enfermeira Sueli de Oliveira, do Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), e a atividade vai reunir ginecologistas, pediatras, dentistas, auxiliares de consultório dentário, auxiliares de enfermagem e enfermeiros da rede municipal.

Conforme o pediatra Marcus Marson, diretor da Secretaria da Saúde, os fatores que mais contribuem para a desistência da amamentação por parte da mulher ocorrem nos primeiros dias de vida da criança e estão relacionados com dificuldades práticas e falta de informação. "Neste aspecto comprovamos que o papel do profissional de saúde é fundamental, em qualquer fase da gestação ou após o parto, o profissional pode contribuir para que aquela dificuldade seja superada e, enfim, o aleitamento aconteça", comentou. Segundo o médico, dificuldades "na pega" ou seja, para fazer a criança abocanhar e sugar corretamente, são comuns, mas se houver orientação correta é possível superar. "A vontade da mulher é algo muito determinante, mas quando a família não teve experiências bem sucedidas, o processo também fica prejudicado. O inverso também acontece, ou seja, quando a família teve crianças que mamaram no peito, há naturalmente uma maior chance de a mulher se sentir motivada", frisou.

Técnica e humanização são as receitas que o pediatra aponta como fundamentais para o profissional da saúde interferir nesse processo e ajudar as mulheres a superar dificuldades e persistirem com a amamentação. Os velhos mitos como o do leite fraco também atrapalham, conforme destacou o médico. Marson explica que mãe e filho estão em forte sintonia na fase da amamentação e o leite que a mulher produz é apropriado exatamente para o que a criança precisa, com a composição adequada de nutrientes para aquela fase de desenvolvimento. "Não existe leite fraco e nenhum outro leite tem essa vantagem, o leite materno é o único que naturalmente é produzido de forma específica com o que a criança precisa naquele momento", acentuou.

Sobre o tema da semana deste ano, "Amamentação: um ganho para toda vida!", o pediatra destaca que os benefícios realmente vão além do período da primeira infância, que vai até os três anos de idade. "Certamente uma criança alimentada com o leite materno tem vários ganhos também em outras fases da vida", disse. Conforme o médico, quem é amamentado tem menos chance de adoecer porque adquire mais defesas para o organismo e também tem menos chance de desenvolver alergias, já que outros leites, como o de vaca, comprovadamente aumentam esse risco. Outras vantagens são o crescimento com maior qualidade nutricional e o crescimento saudável, além do vínculo entre mãe e filho, relações que também favorecem a segurança emocional e acalmam a criança.


SMAM


A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) foi criada para promover ações focadas na sobrevivência, proteção e desenvolvimento das crianças. Desde a sua criação, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atua nas causas relacionadas à mortalidade infantil e de promoção ao aleitamento. No ano de 1991, foi criada a Aliança Mundial de Ações Pró-amamentação (sigla em inglês Waba) e no ano seguinte foi instituída a Semana Mundial com o objetivo de difundir informações e promover o alcance de metas para o aleitamento.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial do Aleitamento Materno desde 1999. Além de difundir e incentivar o tema, tem apoio de organizações internacionais e mobiliza toda rede saúde. O aleitamento materno exclusivo é recomendado até os seis meses de vida e incentivado sem limite de idade após a introdução de outros alimentos seguindo orientação médica.


--
Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim