quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Coletivo O¹² apresenta trabalhos em BH

Os votorantinenses do Coletivo O¹² estarão em Belo Horizonte/MG para apresentar trabalhos de seu repertório.

Um dos trabalhos, o Game Cênico - Experiência para plateias ativas (2011), ambiciona contribuir com a formação de público em arte contemporânea. Em uma parceria com o Sesc Palladium, o "Game Cênico" será trabalhado com cerca de 500 alunos de duas escolas da rede pública estadual da capital mineira, nos dias 1, 2 e 3 de setembro.

O programa é composto por três dias de atividade. Os dois primeiros encontros são preparatórios para a performance do jogo, que se organiza em parceria com a plateia. "Essa dinâmica é o aspecto fundamental da obra para treinar o olhar do espectador, verificando as possíveis interpretações e traduções sobre o corpo que dança", explica o grupo.

A dinâmica do trabalho, em forma de jogo não competitivo, é emprestada para explicar aos adolescentes qual é a relação que a arte contemporânea propõe ao público. Diferente, por exemplo, da televisão, quando somos espectadores passivos, a arte é mais semelhante a um computador, que depende dos nossos anseios, das nossas buscas e da nossa bagagem cultural.

O projeto será ministrado pelos idealizadores e membros do grupo, Preta Ribeiro, Tati Almeida e Thiago Alixandre. A performance terá a participação do bailarino convidado Lima Junior e Mari Mendes na técnica.

 Antes das atividades com os alunos, os artistas apresentam uma palestra aos professores, na qual falam sobre a pesquisa que desenvolvem, em uma abordagem interdisciplinar que envolve arte, educação, psicologia, história, ciências cognitivas, poesia, filosofia e teoria do corpo na dança. Entre 60 e 80 docentes estarão na plateia.

Já no dia 05 o solo Quando se desprendem as partes (2008) de Thiago Alixandre encerra a semana de atividades do grupo na capital mineira. O solo que se apresenta pela quarta vez em Belo Horizonte é resultado de uma pesquisa continuada que foi premiada em 2008 e 2010 pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Esta é a segunda vez no ano que o grupo vai a Minas Gerais. Em fevereiro, o O¹² desenvolveu o mesmo Game Cênico para os mediadores do Instituto Inhotim, o maior centro de arte contemporânea ao livre da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim