domingo, 24 de agosto de 2014

Laços históricos com o Verdão


 Jornal Cruzeiro do Sul

Rafaela Gonçalves

O Campo do Savóia, onde o Palestra Itália disputou sua primeira partida de futebol, ficava na região do bairro da Chave, onde hoje fica a rua Savóia -- para alguns, a ¿rua do campinho¿ -
A Sociedade Esportiva Palmeiras completará 100 anos na terça-feira, dia 26. E a centenária história do Verdão tem muitas ligações com a região de Sorocaba. O primeiro jogo do Palestra Itália, por exemplo, foi disputado na cidade -- em uma área que hoje pertence a Votorantim. O primeiro goleiro do time formado por imigrantes e descendentes de italianos, o médico José Stillitano, era sorocabano -- assim como Oberdan Cattani, um dos maiores ídolos do clube. Os lendários irmãos Imparato nasceram em Votorantim. Depois deles, outros craques da região defenderam e colaboram com a história do Palmeiras, fortalecendo ainda mais os laços do clube com Sorocaba.
Aqui, o Palestra fez seu primeiro jogo
Os bairros mais antigos da região de Sorocaba são constituídos por casas geminadas. A maioria delas foi construída no início do século passado, quando diversos imigrantes vieram trabalhar nas indústrias brasileiras. O bairro da Chave, em Votorantim, tem essas características. Muitas casas, feitas naquela época para os trabalhadores da fábrica de tecidos Votorantim, ainda mantêm o mesmo aspecto. Outras, porém, foram reformadas e têm uma arquitetura mais moderna.

O fato é que aquele bairro -- mais especificamente na rua Savóia -- esconde uma história muito rica. Naquele local, antes das residências serem construídas, havia um estádio. Tanto é que, até hoje, os mais antigos chamam a rua Savóia de "rua do campinho".

O estádio era utilizado pelo time Savóia -- formado, em sua grande maioria, por italianos que trabalhavam na fabrica de tecidos -- e o local foi cenário de um jogo histórico: a primeira partida do Palestra Itália, hoje Palmeiras, foi disputada lá, no dia 24 de janeiro de 1915 -- cinco meses depois da fundação da equipe.

Livros e reportagens da época afirmam que a escolha do Savóia se deve ao fato de que também se tratava de um time formado por imigrantes italianos e que faziam muito sucesso naquele período.

E no duelo de italianos, quem levou a melhor foi o Palestra Itália, que venceu o Savóia por 2 a 0, no primeiro jogo de sua centenária história. Fizeram parte daquele time: Stilitano, Bonato e Fúlvio; Pollice, Bianco e Vale; Cavinato, Fischi, Alegretti, Amílcar e Ferre.

Apesar de tanta história, muitas pessoas que vivem no local hoje, a desconhecem. Como é o caso de aposentado Claudimir Lima, de 70 anos e que mora na rua Savóia há 63 anos. "Isso é novidade para mim. Não sabia disso, não. Fico feliz por saber que a história de um clube como o Palmeiras, mesmo eu sendo corintiano, começou aqui", disse.

O aposentado Joaquim Proença, 71, também demonstrou desconhecimento. "Não sabia, não. Que legal. Eu sou corintiano, mas não tem problema o Palmeiras ter jogado aqui, não", brincou.

Apesar da falta de conhecimento em relação à história do bairro de alguns, outros demonstram muito orgulho e interesse pelos fatos do passado. O narrador esportivo jornalista Gerson Júnior cresceu naquela rua e pesquisou os acontecimentos. "Sempre achei curioso a rua se chamar Savóia e não ter nome de pessoas, como acontece normalmente, e comecei a pesquisar. Foi aí que descobri que aqui era um campo e que o Palmeiras fez seu primeiro jogo aqui", contou. "É uma honra para nós, moradores e, acredito, que para toda a cidade de Votorantim, saber que um clube do tamanho do Palmeiras deu seus primeiros chutes aqui. É muito legal", completou.

Gerson Júnior, porém, lamenta que essa história não seja tão divulgada pela cidade. "Pelo que eu pesquisei, o estádio foi desativado a pedido do filho do dono da fábrica, que queria um campo maior. Foi então que construíram o Domênico (Paolo Metidieri - atual estádio municipal da cidade)", relembrou. "Mas acho que essa história não pode morrer assim. Minha vontade é de que tivesse uma placa na rua, indicando a história, ou que o Palmeiras fizesse um jogo festivo aqui", comentou.

Notícia publicada na edição de 24/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno E - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Matérias Relacionadas
Família Imparato defendeu o Palestra nos primórdios. Luiz entrou para a história
Primeiro goleiro do Palestra também era sorocabano
Oberdan Cattani, ídolo eterno do Verdão
Do campinho do Savóia ao espetacular Allianz Parque
Odair Ptriarca
Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim