segunda-feira, 4 de agosto de 2014

UBSs têm ações de incentivo ao aleitamento

Atividades seguem até sexta-feira, quando também haverá um encontro de atualização para os profissionais de saúde da rede municipal. "Amamentação: um ganho para toda vida" é o tema mundial da semana neste ano.

As Unidades Básicas de Saúde de Votorantim têm desenvolvido desde sexta-feira, dia 01, as atividades alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno. A programação inclui rodas de conversa, encontros, palestras, aula de shantala (massagem para bebês), entre outras ações e continuam até sexta-feira, quando também haverá uma atualização para profissionais da saúde. O tema universal da semana este ano é "Amamentação: um ganho para toda vida" e estimula que sejam divulgados os benefícios do leite materno que vão além da primeira infância e se estendem por toda vida, conforme destaca a secretária da Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

Na UBS da Vila Amorim, a manhã desta segunda-feira, dia 04, começou com uma roda de conversa sobre aleitamento. Foram convidadas mulheres que deram à luz recentemente e gestantes que fazem pré-natal na unidade e também houve sorteio de brindes. A médica Verônica Bravo Diegues abordou a amamentação de maneira ampla, começando pela composição do leite materno. "O que é o leite materno? É o alimento mais completo que existe e é consenso mundial que deve ser adotado com exclusividade até os seis meses de vida", comentou.

As mulheres presentes puderam participar fazendo perguntas, o que colaborou para aproximá-las do tema e tornar o encontro mais dinâmico. Sobre as dúvidas a respeito das fissuras no seio, a médica explicou cuidados preventivos e ensinou que devem ser evitados produtos industrializados como sabontes. "A higiene é muito importante para a prevenção e também para resolver o problema. Água filtrada deve ser usada e, sempre que terminar, uma gotinha do leite deve ser passada em volta da mama para proteger", comentou.

Com Sofia, de 5 meses, no colo, Laís Hessel Branco, de 16 anos, contou que teve dificuldade na primeira semana de amamentação, mas foi incentivada pela família, especialmente as tias que falavam que é importante. "Eu ainda não tinha o bico formado e a Sofia não conseguia pegar, mas logo passou e ela mama bem", explicou. Miliane Augusta Trindade da Fonseca, também de 16 anos, está grávida de cinco meses e nesta semana ficou sabendo que terá uma menina. O nome da filha ainda não foi escolhido, mas Miliane já sabe que irá amamentá-la. Além do exemplo de casa, já que a mãe teve sete filhos e todos mamaram no peito, a jovem afirma saber a importância dessa atitude: "É bom para a criança, foi o que falaram aqui também", disse.

Vantagens do leite materno para as crianças e para as mães também foram exploradas no encontro e foi explicado para as participantes que o tamanho da mama não é indicativo de capacidade de produzir leite. "Mama maior e mama menor têm a mesma capacidade, porque a estrutura para a produção do leite está lá", destacou a médica. A assistente social Silvia Ferreira e a enfermeira Maria Lúcia Antônio também conduziram a roda de conversas com as mulheres e as convidaram para sugerir novos temas para próximos encontros.

Programação

Nesta terça-feira, dia 05, haverá um encontro com as mães que amamentam seus filhos no salão da Igreja Quadrangular ao lado da UBS do Jardim Serrano, às 10h. A atividade é organizada pela equipe da unidade e tem o objetivo de ressaltar as boas práticas e valorizar o aleitamento confraternizando. A UBS Itapeva já teve palestras na sexta-feira e nesta terça-feira, dia 05, às 9h, realiza uma aula de shantala, técnica de massagem indiana para bebês. A ação é aberta a todos os interessados e será no salão paroquial da Igreja de São Roque. No perído da tarde, também haverá palestra a partir das 13h, para gestantes e mães na UBS Green Valley.

Na UBS do Jardim Novo Mundo a orientação sobre aleitamento materno está intensificada ao longo de toda semana e nesta quarta-feira, dia 06, haverá um encontro com palestra feita pelos pediatras da unidade e um café da manhã, com sorteio de brindes, a partir das 8h. Na UBS Rio Acima a palestra para gestantes será na quarta-feira, às 8h30. Das 10h às 12h, a UBS Vila Nova terá um encontro para falar sobre saúde bucal para os bebês, a importância do aleitamento materno, da higiene bucal e outros cuidados com a dentista da unidade. No dia seguinte, quinta-feira, dia 07, também na Vila Nova, haverá roda de conversa com médica para esclarecer mitos da amamentação, das 16h às 19h. Ao longo da semana a unidade também expõe um painel de fotos com o tema aleitamento.

Para encerrar a Semana, no dia 08, a Secretaria da Saúde promoverá um encontro para profissionais de saúde na sede da Associação Aposentados e Pensionistas de Votorantim (Apevo), às 8h. O tema "Intercorrências no período de aleitamento" será abordado pela enfermeira Sueli de Oliveira, do Banco de Leite do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A atividade vai reunir ginecologistas, pediatras, dentistas, auxiliares de consultório dentário, auxiliares de enfermagem e enfermeiros da rede municipal.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim