segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Votorantim e Alumínio decretam luto oficial

Jornal Cruzeiro do Sul

O empresário faleceu em sua casa, na capital paulista, na noite deste domingo



As prefeituras de Votorantim e Alumínio decretaram três dias de luto pela morte de Antônio Ermírio de Moraes. O empresário faleceu na noite deste domingo na capital paulista, em São Paulo, em decorrência de uma insuficiência cardíaca. Ele tinha 86 anos, deixou mulher e nove filhos. O corpo de Antônio Ermírio está sendo velado no Salão Nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e o cortejo sairá às 16h rumo ao Cemitério do Morumbi, onde o corpo será enterrado.

Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) e Erinaldo Alves (PSDB), prefeitos de Sorocaba e Votorantim, respectivamente, confirmaram presença no velório do emrpesário. Pannunzio esteve no velório durante a manhã e Ernialdo deveria seguir para São Paulo durante a tarde. O vice-presidente Michel Temer também esteve no local.

Segundo Erinaldo, o Brasil perdeu uma figura eminente, um empresário bem sucedido, um homem de cultura extraordinária, de uma conduta reta e preocupado com a sociedade. "Particularmente para o nosso município, berço do grupo Votorantim e que sempre recebeu o apoio da família Ermírio de Moraes muito presente na vida da cidade, é um momento a se lamentar. Por isso, externamos o nosso pesar e as nossas condolências à família, manifestando o sentimento pela perda do doutor Antônio Ermírio de Moraes", comenta.

Em 26 de junho de 1992, Ermírio de Moraes recebeu o título de cidadão votorantinense em uma cerimônia ocorrida no Clube Atlético Votorantim. O projeto, datado de 6 de junho de 1983, teve a autoria do então vereador Abílio Alves Correa de Toledo Neto.

De acordo com Pannunzio é difícil sintetizar as contribuições de Antônio Ermírio de Moraes ao município. "Vão da disposição para renegociar o volume de captação de água na represa de Itupararanga, que abastece grande parte da cidade, à utilização de mão de obra sorocabana na planta da CBA em Alumínio", lembra. Panunzzio destacou também o apoio de Ermírio de Moraes à construção e modernização do Hospital Santa Lucinda e do Hospital Evangélico, que se destacam entre as suas múltiplas contribuições às iniciativas comunitárias. "Desaparece, com ele, um estilo personalíssimo de empresário cidadão, que sempre soube inserir o crescimento de seu grupo empresarial no contexto do desenvolvimento social do País."

Em nota oficial, o Grupo Votorantim comunica que Ermírio de Moraes faleceu em casa, por insuficiência cardíaca. Ele auxiliou na formação do maior conglomerado industrial do país, tendo comandado o Grupo por décadas. Em 2001, no entanto, após ser diagnosticado com Alzheimer, deixou o conselho da companhia e, dificilmente, era visto em público.

Antônio Ermírio era engenheiro metalúrgico formado pela Colorado School of Mines (EUA) e iniciou sua carreira no Grupo em 1949, mas, foi em 1951, quando seu sogro, Antônio Pereira Ignácio, até então presidente, faleceu, que Antônio Ermírio assumiu o controle da empresa. Ele já presidiu também o Hospital Beneficiência Portuguesa e o Rotary Clube, além, de ser o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955. O empresário deixa a esposa, Maria Regina Costa de Moraes, e nove filhos.


Pesar

No velório, o governador de São Paulo e candidato à reeleição pelo PSDB, Geraldo Alckmin, lamentou a morte do empresário. "Foi uma grande perda. Ele era um dos grandes brasileiros, apaixonado pelo Brasil, inconformado com o potencial do Brasil", disse Alckmin, ao deixar o local.

O governador ressaltou o seu espírito empreendedor, apontando que Ermírio levou seu grupo empresarial, o Votorantim, para o mundo todo. Alckmin também falou da ajuda do empresário na área social e sua presença no hospital Beneficência Portuguesa. "Ele dedicou sua vida a este hospital. Também se dedicou à cultura e à vida pública, colocando seu nome à disposição para servir ao Estado de São Paulo", afirmou.

O banqueiro Roberto Setubal também lamentou a morte do empresário. Setúbal disse que Antônio Ermírio foi um exemplo para os empresários brasileiros. "Um homem que sempre lutou muito pelo Brasil, que investiu no Brasil, e sempre foi um exemplo muito grande para os empresários brasileiros", afirmou. Setubal disse ainda que Antônio Ermírio fará falta e destacou o colega pela sua ética e espírito de liderança. "Ele foi um exemplo de empresário para todos nós, com sua ética incomparável", disse. "Foi um grande líder que, sem dúvida, vai deixar saudade", afirmou o presidente do Itaú.

A presidenta da República, Dilma Rousseff (PT), disse ter recebido com tristeza a notícia da morte do empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim. "Líder nato, Antônio Ermírio sempre acreditou no desenvolvimento do Brasil."

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) emitiu nota de pesar lamentando o falecimento do empresário citado como "um modelo de industrial e de cidadão por suas ações em favor do desenvolvimento e da redemocratização do País".

O texto, assinado pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, menciona também Antônio Ermírio era um "obstinado na conquista de seus objetivos" e que "nos lega um importante exemplo com sua vida de empreendedor e de defensor da ética nas relações humanas. Deixa, também, um admirável trabalho em favor da educação e da saúde dos brasileiros mais pobres, por meio de obras sociais a que se dedicou pessoalmente". (Com informações de Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim