terça-feira, 30 de setembro de 2014

Alunas iniciam aulas práticas no curso de manicure e pedicure

Alunas do curso de manicure e pedicure do programa Mãos Feitas, em Votorantim, tiveram a primeira aula prática nesta segunda-feira (29). Após terem recebido uma introdução teórica, com o aprendizado sobre esterilização, higiene e técnica, as 25 participantes começaram a fazer as unhas umas das outras para aplicar os conhecimentos e aprender na prática.

A segunda turma do curso está frequentando as aulas na sede do Centro de Referência em Assistência Social (Creas). Até o início do novembro todos os encontros semanais terão atividades práticas, juntamente com o aprofundamento do conteúdo teórico. As participantes também já tiveram aula sobre apresentação pessoal, comportamento e atendimento ao cliente e algumas já estão aplicando o conhecimento adquirido.

Cláudia Roberta Padilha dos Santos, é moradora do bairro Fornazari e já trabalha como manicure há quatro anos. Tudo que sabia fazer antes do curso foi repassado pela mãe e outras profissionais de um salão, mas Cláudia sabia que um curso poderia contribuir muito para melhorar seu trabalho. "Tendo aula é diferente, tem um profissional dedicado para te ensinar o que é correto", disse a aluna. Uma das condutas que ela já adotou foi o uso do algodão umedecido para amolecer a cutícula, deixando de usar uma vasília com água.

A aula sobre higiene e esterilização dos utensilios é a mais citada pelas alunas por ter sido útil e com informações novas. Roseli Bitencourt, que mora no Jardim Novo Mundo disse que tinha o desejo de fazer um curso de manicure há bastante tempo e está ansiosa para concluir a formação e começar a trabalhar. "Já tenho pessoas esperando que eu comece a atender". Joana Darc, moradora da Vila Dominguinhos, buscou no curso uma oportunidade para ampliar a renda e incrementar o negócio que já tem em casa. "Já tenho um brechó na garagem, minha ideia é atender ali, oferecendo esse serviço para as clientes", comentou.

A capacitação é gratuita, oferecida em uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci), e a Associação Paulista de Supermercados (Apas - Regional Sorocaba), que mantém o programa "Mãos feitas" através da Diretoria de Responsabilidade Social. A capacitação tem duração de trinta horas, com todo material oferecido pela Apas.

Segundo a diretora de Responsabilidade Social da Apas - Regional Sorocaba, Fabiana Malucho Tozi, o curso proporciona a qualificação profissional aliada à geração de renda para as respectivas famílias. "Elas serão capacitadas para exercer uma profissão e, assim, tornam-se donas do próprio negócio. O sucesso do projeto em 2013 foi tão grande que trouxemos ele novamente para atender a lista de espera com mulheres que gostariam de realizar o curso. Desde que foram implantados pela APAS, já capacitamos 3.300 pessoas no projeto Mãos Feitas", comenta.

Ao final do curso, além do certificado, as participantes receberão da entidade um kit para poderem começar a atuar como manicures e pedicures. A primeira turma do programa "Mãos feitas" em Votorantim frequentou o curso no ano passado. As atividades foram no Cras do Conjunto Mário Augusto Ribeiro (Promorar) e várias participantes concluíram a formação já tendo oportunidades de trabalho em vista ou interessadas em atuar de maneira autônoma com atendimento domiciliar.


Secom Votorantim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim