sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Escola de Pais encerra ciclo com primeira turma em Votorantim

O Centro de Referência em Assistência Social (Creas), na Vila Dominguinhos, encerra na próxima semana o primeiro ciclo da Escola de Pais em Votorantim. A iniciativa, viabilizada por uma parceira da Prefeitura de Vororantim, por meio da Secretaria da Cidadania e Geração de Renda (Seci), e Seccional Sorocaba da Escola de Pais do Brasil, está atendendo famílias cadastradas e assistidas pelo Creas. Uma nova turma deve ser iniciada no início de 2015, também vinculada aos atendimentos na unidade.

Quinze famílias têm participado do Círculo de Debates semanal que enfoca problemáticas da educação dos filhos, dinâmicas e discussões que visam à promoção e resgate dos vínculos, acolhimento e orientações sobre dúvidas, além da disseminação dos conceitos da cultura de paz nas famílias e na sociedade. Os educadores que ministram o curso em Votorantim são os dirigentes regionais da EPB, Neusa Maria Hernandes e Milton Hernandes Moreno, que contam com a participação da filha, Paula Regina Hernandes, para os encontros.

O casal está há 32 anos atuando na Escola de Pais, desde a criação da Seccional de Sorocaba e comenta sobre o desejo de criar uma seccional ou um núcleo em Votorantim. "É um trabalho muito importante de apoio e suporte para as famílias. Buscamos interessados em Votorantim para ampliar e fortalecer o trabalho na cidade", pediu Neusa. Elogiando a participação das famílias que estão finalizando o curso pelo Creas, ela falou sobre as conquistas que acontecem a cada semana, amparadas pelo método mundialmente reconhecido e difundido pela Escola de Pais.

O Círculo de Debates é composto por sete encontros com temas definidos, porém totalmente abertos à participação. "Não aplicamos o conteúdo em formato de palestra, gostamos da conversa, da participação, essa troca é muito importante e torna o trabalho mais produtivo, ajudando as famílias a perceberem que não são as únicas que têm problemas e dificuldades", explicou.

O primeiro tema trabalhado, "Educação é um desafio", tem o objetivo quebrar barreiras e deixar os pais à vontade, percebendo que não estão sozinhos. Conforme Neusa, a Escola de Pais propõe a melhoria do modelo das relações familiares, não a criação de um padrão inatingível e perfeito, porque esse não existe. "Não somos perfeitos, mas podemos melhorar o nosso modelo. Vivi isso na minha família e a Escola de Pais também transformou as minhas relações profissionais, o mesmo ocorreu com o meu marido e, ao longo de mais de trinta anos, colhemos resultados positivos de outras famílias", disse Neusa.

"Pai e mãe agentes educadores" é outro tema abordado durante o curso e auxilia os pais a refletirem e assumirem o papel importante que têm na vida dos filhos. O período da adolescência, com suas transformações, físicas, hormonais e o perfil de comportamento dos jovens, que geralmente causa conflitos na família, também está no programa, que aborda, ainda, questões como sexualidade no ciclo de vida da família, entre outros temas. Para o último encontro, que será na próxima quinta-feira, o foco será "Educação para a cidadania e cultura de paz".

Interessados em conhecer o trabalho da Escola de Pais podem visitar o site www.escoladepais.org.br. Pessoas de Votorantim ou de outras localidades que desejem saber mais detalhes ou participar podem entrar em contato com a Seccional de Sorocaba das EPB pelo e-mail escoladepais.sor@bol.com.br ou pelos telefones (15) 9782-0535 e 9604-8416.



Secom Votorantim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ouça a Rádio Votorantim